Com objetivo promover informações sobre piscicultura, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou na manhã desta quarta-feira, 14, orientações sobre a sanidade dos animais aquáticos para estudantes e produtores rurais, durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), que acontece até o próximo sábado, 17, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas.
O responsável técnico do Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos, Elias Mendes, apresentou o tanque demonstrativo de piscicultura montado no estande da Adapec, onde ele abordou sobre a cadeia produtiva da piscicultura, as boas práticas de manejo sanitário, medidas de biosseguridade na piscicultura, análise de parâmetros físico-químicos da qualidade da água, entre outros.
Já o senhor José da Cruz Araújo Carlos procurou o estande da Adapec na Agrotins para buscar informações sobre como começar uma criação de peixes em tanques. Ele foi atendido pelo inspetor da Adapec que tirou suas dúvidas e orientou ele sobre cadastro, espécies e manejo. “Seu José da Cruz quer começar uma piscicultura pequena e numa conversa boa, orientamos ele a fazer inicialmente o cadastro junto à Agência, pois é por meio dele que executamos as ações de sanidade e prevenção de doenças nos animais aquáticos,” destacou Elias Mendes.
Agrotins 25 anos
Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.