quarta-feira, 17 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

A nova declaração do governo Trump sobre PCC e CV que preocupa o governo Lula: ‘Ameaças à segurança regional’

por G1
11/03/2026
em Política
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Foto: Evelyn Hockstein/Reuters

Foto: Evelyn Hockstein/Reuters

CompartilharCompartilhar

O Departamento de Estado dos Estados Unidos disse nesta terça-feira (10) que o governo americano vê as facções brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como ameaças de alcance regional.

A informação consta de uma nota publicada inicialmente pelo jornal O Globo e confirmada pela BBC News Brasil.

ARTIGOSRELACIONADOS

Em Ananás, Luxemburgo conecta agenda local a prioridades estratégicas para o Tocantins

17/06/2026
MICHAEL MELO/METRÓPOLES @michaelmelo

PL da Misoginia: conceito é alterado e votação fica para 29 de junho

17/06/2026

A declaração acontece após o portal UOL ter publicado reportagem no domingo (8) sobre a intenção do governo de Donald Trump de classificar as duas facções brasileiras como organizações terroristas.

“Os Estados Unidos veem as organizações criminosas brasileiras, inclusive o PCC e o CV, como ameaças significativas à segurança regional em função do seu envolvimento com o tráfico de drogas, violência e crime transnacional”, diz um trecho da nota.

Sobre a possibilidade de classificá-las como organizações terroristas, a nota diz que o governo americano não faz previsões sobre “potenciais designações terroristas ou deliberações relativas a designações terroristas” e que o país estaria “totalmente empenhado em tomar medidas adequadas contra grupos estrangeiros envolvidos em atividades terroristas“.

Diplomatas e integrantes do governo Lula ouvidos reservadamente pela BBC News Brasil avaliam que uma medida desse tipo não seria tecnicamente correta, uma vez que não haveria indícios de que as duas facções pratiquem terrorismo sob a lei brasileira.

Nos bastidores, o temor é que a classificação das facções como organizações terroristas seja usada para justificar ações, inclusive militares, na região, a exemplo dos bombardeios a barcos na Costa de países como Colômbia e Venezuela sob o pretexto de combater o narcotráfico.

Uma fonte ouvida pela BBC News Brasil em caráter reservado afirmou que, no domingo (8), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, sobre o tema.

Procurado, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil não comentou o assunto.

O episódio ocorre em um momento delicado da relação bilateral.

Brasil e Estados Unidos vêm negociando, há pelo menos dois meses, a realização de um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump.

Lula chegou a dizer que a reunião poderia acontecer no dia 16 de março, mas a data não foi confirmada.

  • ENTENDA: Os critérios dos EUA para classificar organizações terroristas estrangeiras

Os presidentes dos EUA, Donald Trump, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), falam a jornalistas antes de reunião em Kuala Lumpur. — Foto: Evelyn Hockstein/Reuters

Por que governo não considera que facções sejam grupos ‘terroristas’

A discussão sobre a designação de facções brasileiras como entidades terroristas vem sendo tratada pelos dois governos há pelo menos um ano.

Em maio de 2025, o então secretário nacional de Justiça, Mário Sarrubo, disse à agência Reuters que o governo brasileiro havia rejeitado um pedido sobre o assunto feito por David Gamble, um oficial do Departamento de Estado americano responsável pela estratégia do país em relação a sanções.

Na época, Sarrubo descartou a tese de que as facções brasileiras atuem como organizações terroristas.

“Nós não temos organizações terroristas aqui. Nós temos organizações criminosas que se infiltraram na sociedade”, disse Sarrubo à época.

A Lei Antiterrorismo (Lei 13.260/2016) brasileira classifica como terrorismo os atos “cometidos com a finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública”.

A lei diz ainda que esses atos devem ter “razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião”.

Por isso, argumenta o governo, não seria correto classificar o PCC e o CV como organizações terroristas.

De acordo com o governo, a atuação das facções é movida por interesses econômicos e não políticos.

Nessa interpretação, sua finalidade seria econômica — não política ou ideológica.

Parlamentares de direita, no entanto, especialmente os mais alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defendem que PCC e CV sejam enquadrados como organizações terroristas.

Parte da base bolsonarista apoia um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional que equipara os crimes praticados por facções criminosas a atos de terrorismo.

O projeto chegou a ser aprovado pela Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados e ainda precisa ser aprovado pelo Plenário da Câmara e do Senado antes de ser enviado à sanção do presidente Lula.

Anterior

As mensagens-bomba de Daniel Vorcaro – O Assunto #1677

Próximo

Análise: classificação de CV e PCC como organizações terroristas pelos EUA vira armadilha eleitoral para 2026

Próximo
Foto: Reprodução/X

Análise: classificação de CV e PCC como organizações terroristas pelos EUA vira armadilha eleitoral para 2026

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Grãos começam o dia em alta na bolsa de Chicago

17/06/2026
Agricultura e Pecuária

Preços do arroz voltam a recuar com oferta maior pressionando o mercado

17/06/2026
Agricultura e Pecuária

Preço interno do algodão cai, mas segue mais vantajoso que exportação

17/06/2026
Entretenimento

Defesa diz que Isis Valverde pagou curso e tratava cozinheira com carinho

17/06/2026
Entretenimento

Quem é o brasiliense Gabriel Sampaio, novo namorado de Patrícia Ramos

17/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Miracema

Prefeitura de Miracema e UFT realizam formação sobre enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

17/06/2026
Palmas

Carreta do Agora Tem Especialistas realiza mais de 2,2 mil exames em Palmas e reforça continuidade da assistência pela rede municipal

17/06/2026
Palmas

Governador Wanderlei Barbosa entrega primeira etapa de apartamentos do Residencial Maria Rosa para mais de 90 famílias, em Palmas

17/06/2026
Esportes

Copa: treino da Seleção indica cinco mudanças para jogo com Haiti

17/06/2026
Saúde

Estudo relaciona substância presente em plásticos à ansiedade crônica

17/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Prefeitura de Miracema e UFT realizam formação sobre enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes
  • Carreta do Agora Tem Especialistas realiza mais de 2,2 mil exames em Palmas e reforça continuidade da assistência pela rede municipal
  • Governador Wanderlei Barbosa entrega primeira etapa de apartamentos do Residencial Maria Rosa para mais de 90 famílias, em Palmas

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Divulgação

Prefeitura de Miracema e UFT realizam formação sobre enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

17/06/2026
Foto: Regiane Rocha

Carreta do Agora Tem Especialistas realiza mais de 2,2 mil exames em Palmas e reforça continuidade da assistência pela rede municipal

17/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.