A equipe do Projeto Acolhe Tocantínia, da Secretaria Municipal de Saúde, composta pelos profissionais de saúde da UBS Dr. Quincas, a Drª. Rosângela Ferreira de Almeida, o biomédico Fernando Ferreira Arantes e a coordenadora Ragleide Alves, do município de Tocantínia, visitaram a unidade do Projeto Abraça Paraíso, na cidade de Paraíso, com o intuito de conhecer a estrutura para implementação de ações similares no município.
O Projeto Abraça Paraíso tem se destacado como uma referência no Estado do Tocantins, especialmente ao acolhimento e acompanhamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Durante a visita, a equipe teve a oportunidade de conhecer de perto a estrutura e as práticas adotadas pelo projeto, bem como a troca de experiências com profissionais e gestores daquele local.
Acompanhado pelo secretário Municipal de Saúde de Paraíso do Tocantins, Arllérico André, e pela coordenadora de especialidades do município, Marília, o encontro foi mediado por Elcivânia Azevedo, do Conselho Tutelar de Paraíso.
Juntos, discutiram formas de adaptar e aplicar os aprendizados no contexto de Tocantínia, visando oferecer um atendimento mais completo e qualificado às pessoas com TEA e suas famílias.
O Projeto Acolhe Tocantínia, idealizado pelo Fundo Municipal de Saúde de Tocantínia, surge como uma resposta concreta a essa necessidade. Com o objetivo de criar um ambiente propício e contar com profissionais especializados, como: terapeutas ocupacionais, psicólogos, neurologistas, neuropediatras, fonoaudiólogos, entre outros.
O projeto visa oferecer intervenções personalizadas e de qualidade diante das demandas específicas das pessoas com TEA.
Para a secretária de Saúde, Maria Zenite Cardoso, essa iniciativa representa não apenas um avanço no atendimento às pessoas com TEA em Tocantínia, mas também uma demonstração do poder da colaboração e da troca de experiências entre os municípios e instituições.
Com o compromisso de promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora, projeto como, o Abraça Paraíso e o Acolhe Tocantínia mostram que é possível transformar realidades e garantir uma melhor qualidade de vida para todos.
Comentários sobre este post