Ananda Santos/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins realizou no sábado, 18, o Dia D de Multivacinação, voltado para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Segundo o balanço parcial da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), foram imunizadas 5.973 pessoas .
Com adesão de 135 municípios, o Dia D teve o objetivo de completar esquemas de vacinação, garantindo a atualização da caderneta conforme o Calendário Nacional de Vacinação; também em alusão ao Dia Nacional da Vacina, celebrado em 17 de outubro.
“Agradecemos aos 135 municípios que atenderam o chamado e abriram as salas de vacinação. Da mesma forma, agradecemos aos pais, mães e responsáveis legais, que levaram filhos e filhas para este ato tão importante para combater as doenças evitáveis. Juntos construímos um Sistema Único cada dia melhor!’, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.
O estudante, de 15 anos, Davi Oliveira foi vacinado na Unidade de Saúde da Família (USF) Valéria Martins Pereira em Palmas e afirmou que “tomar vacina não é tão doloroso quanto parece e é uma coisa que temos que fazer para ficarmos bem de saúde. É um ato muito importante”.
“Vacinar é cuidado e responsabilidade com a nossa saúde e com a saúde de toda a comunidade. A multivacinação é uma grande oportunidade para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes, protegendo contra diversas doenças que podem ser graves e até fatais. Quando todos se vacinam, as doenças têm menos chance de se espalhar e é assim que mantemos nossos municípios e estado protegidos”, afirmou a enfermeira da Gerência de Imunização da SES-TO, Andressa Castro.
Campanha
A Campanha de Multivacinação teve início no dia 6 de outubro e segue até o dia 31 de outubro. Entre os imunizantes disponíveis estão febre amarela, HPV, sarampo e poliomielite. Todas as vacinas poderão ser encontradas nas 333 salas de vacinação instaladas em unidades de saúde públicas e privadas do Estado.
Segundo a gerente de Imunização da SES-TO, Marli Jerônimo, “a vacinação é uma das principais medidas mais eficazes para prevenir doenças infecciosas e proteger a população. É também uma medida fundamental para proteger a saúde publica e evitar mortes imunopreveníveis, por isso é muito importante se vacinar”.