A Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza nesta segunda-feira, 6, às 19h, no auditório da Reitoria, em Palmas, a cerimônia de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa ao professor e pesquisador português Dr. Ricardo Filipe da Silva Pocinho, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). A homenagem é promovida pela UFT, por meio da Universidade da Maturidade (UMA) e do Colegiado de Pedagogia.
O título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que se destacam por sua atuação nas artes, ciências, filosofia, letras ou por serviços relevantes prestados à humanidade. A proposta foi apresentada pela coordenadora da UMA, Dra. Neila Barbosa Osório, e aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em 3 de julho de 2024.
Reconhecido internacionalmente por sua trajetória acadêmica e científica, o Dr. Ricardo Pocinho é doutor em Psicogerontologia e em Processos de Formação, com pós-doutorado em Educação Permanente e Formação de Adultos. Sua carreira é marcada pela dedicação à pesquisa e promoção do envelhecimento ativo e saudável, tema central de suas publicações e projetos. O professor atua em diversas universidades e centros de investigação na Europa, sendo também o criador de iniciativas de grande relevância, como o AGEING@LAB e o AGEINGCONGRESS, eventos que reúnem pesquisadores de todo o mundo para debater os desafios do envelhecimento.
Além de seu papel como educador e cientista, Pocinho é fundador e coordenador científico da ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social e coordenador do Polo da Universidade da UMA em Soure, Distrito de Coimbra. Essa cooperação tem fortalecido a internacionalização da UFT e impulsionado a troca de experiências e conhecimento entre Brasil e Portugal no campo da Gerontologia e da Educação ao longo da vida.
O homenageado chega ao Tocantins acompanhado de uma comitiva portuguesa composta por Cristovão Adelino Fonseca Franco Ribeiro Margarido, Rui Miguel Duarte Santos e Sílvia Silva, que também participam de ações de cooperação acadêmica com a UFT e com a Universidade da Maturidade.
Para a coordenadora da UMA, Dra. Neila Osório, a outorga do título simboliza o reconhecimento de uma trajetória comprometida com o envelhecimento ativo e com a educação como ferramenta de transformação social. “O professor Ricardo Pocinho é um parceiro incansável da Universidade da Maturidade. Além de sua contribuição científica e humana, ele tem sido fundamental para a expansão da UMA em outros continentes, especialmente na África e na Ásia, participando de bancas e publicações conjuntas com nossa equipe. Seu trabalho reflete o que há de mais humano na educação, o cuidado com o outro e o entendimento de que aprender é um ato que nos acompanha por toda a vida”, destacou.
III Sigero
A cerimônia de Outorga do Título também marcará a abertura oficial do III Seminário Internacional de Gerontologia e Envelhecimento Ativo (Sigero), que será realizado de 6 a 10 de outubro, no Câmpus Palmas da UFT, com o tema “Jeito UMA de Viver”. O evento reunirá especialistas, pesquisadores e estudantes para discutir práticas inovadoras voltadas ao envelhecimento ativo e à educação ao longo da vida. Mais informações no link https://www.even3.com.br/sigero-seminario-internacional-uma/.