A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado no Estado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou a Operação Especial Outubro Rosa, na área de Pré-Medidos com a fiscalização de produtos de higiene pessoal como shampoo, condicionador, máscara capilar, sabonete, cremes, fio dental, desodorante, entre outros. São mercadorias que são embaladas e medidas industrialmente, sem a presença do consumidor, e vendidos em quantidades já definidas, seguindo as regulamentações metrológicas para garantir a veracidade.
Os fiscais da área de Pré-Medidos realizaram fiscalização técnica com a finalidade pesar in loco e de coletar amostras de produtos aptos a serem comercializados para verificar se estão dentro das normas estabelecidas por lei.
A ação aconteceu de 01 a 30 de setembro, nos municípios de Palmas, Dianópolis e Natividade, com a visita técnica a dezesseis de fiscalização a supermercados atacadistas e varejistas, mercados de bairro. Foram fiscalizados 506 produtos de higiene pessoal.
O presidente da Agência de Metrologia, Paulo Sidnei destaca que “a Operação Outubro Rosa teve por objetivo verificar os produtos para a conferência entre peso informado e peso medido, para assegurar a confiabilidade das informações dos rótulos”, aponta o gestor da pasta.
Saiba mais sobre os produtos pré-medidos
Mais de 85% dos produtos que são consumidos pelos brasileiros são pré-medidos, ou seja, são mercadorias que foram embaladas e pesadas sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização. Normalmente, são produtos etiquetados pelo próprio estabelecimento.
A equipe da Agência de Metrologia reforça que todo produto, seja ele industrial ou artesanal, ao ser exposto em estabelecimento comercial deve conter uma embalagem própria, com o rótulo descrevendo o peso bruto da mercadoria.