O Agrogalaxy, grupo de distribuição de insumos agrícolas que está em recuperação judicial desde setembro de 2024, adiou pela segunda vez a divulgação de seus resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2025. Com o atraso, a companhia está sujeita a uma multa de R$ 500 por dia por parte da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A nova data informada pela companhia para a divulgação do balanço do segundo trimestre é 24 de outubro. A divulgação estava inicialmente prevista para 14 de agosto e já havia sido postergada para 30 de setembro.
Desde o início do processo de recuperação judicial, há um ano, a empresa adiou em seis ocasiões a divulgação de seus demonstrativos financeiros referentes a diferentes trimestres.
Os adiamentos, segundo o Agrogalaxy, visam “assegurar a qualidade, precisão e conformidade das informações a serem divulgadas, permitindo também adaptações pontuais nas demonstrações financeiras e notas explicativas, consideradas apropriadas neste momento, em razão do Plano de Recuperação Judicial”, que foi homologado em maio deste ano.
Em comunicado publicado na última sexta-feira (27/9) à CVM, a empresa informou, ainda, que a divulgação do balanço referente ao terceiro trimestre está programada para 13 de novembro de 2025.
Apesar de a empresa estar em recuperação judicial, o regulamento mantém a obrigação de prestar informações periódicas aos investidores e ao mercado e, em caso de descumprimento, a CVM pode instaurar processo administrativo para apuração e eventual aplicação de penalidades.
Conforme o anexo II da resolução 47 da CVM, o atraso na divulgação dos informes trimestrais pode resultar em multa de, no máximo, R$ 500 por dia para o Agrogalaxy, uma vez que o valor da multa é reduzido em 50% para empresas em recuperação judicial, informou a autarquia à reportagem.
Outras penalidades dependem da análise do caso pela CVM, que pode considerar fatores como a gravidade da infração, o porte da companhia e as circunstâncias específicas.
Procurada pela reportagem, o Agrogalaxy não quis se manifestar.