O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Tocantins (Cedim-TO) marcou presença na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília/DF, nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro de 2025. O evento representou uma oportunidade estratégica para o Tocantins apresentar suas propostas e experiências no campo das políticas públicas para as mulheres, promovendo o intercâmbio de práticas e o fortalecimento do diálogo federativo em torno da garantia de direitos e da equidade de gênero.
De acordo com a Secretária de Estado da Mulher, Larissa Rosenda, a participação do Conselho foi um passo importante para consolidar a atuação do Tocantins em nível nacional. “A presença das nossas conselheiras nesta conferência reflete a prioridade dada pelo Governo do Tocantins à promoção da igualdade de gênero por meio de iniciativas eficazes e inclusivas. É fundamental que o Estado esteja presente nesses espaços de decisão para garantir avanços concretos na defesa dos direitos das mulheres”, pontuou.
As conselheiras participaram ativamente de debates nos eixos temáticos da Conferência, que abordaram o enfrentamento à violência contra as mulheres e a saúde integral das mulheres, incluindo direitos sexuais e direitos reprodutivos.
O Cedim-TO integrou a delegação tocantinense, composta por representantes de diversas regiões do Estado, entre elas as conselheiras Débora Cardoso Mesquita, representante da sociedade civil pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO); Rosemary José dos Santos Sobrinho, representante do Instituto Anita; e Iraides Aparecida da Silva, representante do Poder Executivo, pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Durante as discussões, a conselheira Rosemary ressaltou a necessidade de ampliar o acesso à saúde para todas as mulheres, independentemente de sua origem ou condição social. “O destaque também é a consolidação da rede de saúde para mulheres. Não importa se sejam indígenas, negras, pretas ou pardas, é preciso garantir esse acesso. Além disso, é fundamental a integração da saúde das mulheres no currículo escolar e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, afirmou.
A conselheira Débora Cardoso destacou o caráter histórico do momento. “Este momento reafirma o compromisso do Conselho em representar as vozes das mulheres tocantinenses e em contribuir ativamente para o avanço de ações que garantam direitos, proteção, representatividade e o enfrentamento às desigualdades. A presença de nossas conselheiras neste encontro nacional demonstra a força coletiva das mulheres do Tocantins na luta por uma sociedade mais justa e igualitária”, declarou.
O evento congregou mulheres de todas as regiões do país em um ambiente plural, dedicado ao diálogo e à construção colaborativa, com a finalidade de analisar e propor diretrizes para a formulação, execução e aprimoramento de políticas públicas que assegurem os direitos das mulheres em sua pluralidade.
A atuação do Cedim-TO fortalece o protagonismo do Tocantins nas pautas nacionais de gênero, promovendo articulação entre a sociedade civil e o poder público e contribuindo de forma efetiva para a formulação e implementação de políticas voltadas aos direitos das mulheres.