A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), realiza, entre os dias 18 e 25 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, que, neste ano, traz o tema ‘Comprometa-se com a Vida’. Mas a programação de palestras e as atividades educativas começaram já no início do mês de setembro.
Nesta terça-feira , 16, os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantinho da Alegria, no Santa Bárbara, receberam a visita da equipe de agentes de Trânsito da Semob, em especial da ‘Agente Mobilete’. Durante toda a manhã, as crianças aprenderam sobre noções básicas de cidadania no trânsito, com dinâmicas interativas e brincadeiras pedagógicas.
Para a diretora da unidade educacional, Goiandira Clementes dos Santos, “o dia de atividades foi o fechamento ideal que complementou uma semana inteira de ensinamentos sobre segurança no trânsito. Para as nossas crianças esse aprendizado representa um futuro mais consciente sobre os cuidados que devemos ter no trânsito”.
Para o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Francisco Seixas, a data é uma oportunidade para reforçar a importância do cuidado nas vias. “Nossas campanhas sempre reforçam que toda a atenção deve sempre estar voltada à preservação da vida”, destaca.
Programação
Na quinta-feira, 18, a Escola de Tempo Integral (ETI) Beatriz Rodrigues receberá uma palestra dos palhaços Batatinha & Cocada. Os alunos também terão a presença do Amarelinho, mascote da Mobilidade Urbana. À noite, haverá uma blitz educativa na região do Estádio Nilton Santos.
Na sexta-feira, 19, a ação será realizada na ETI Olga Benário. As atividades continuam nos dias 22, 23 e 24, nas ETIs Fidêncio Bogo, Santa Bárbara e Luis Rodrigues Monteiro, respectivamente. Nos dias 22 e 24 também ocorrerão blitze educativas na Avenida Teotônio Segurado e no Jardim Aureny III. Nos dias 25 e 26, está prevista a realização de palestras nas escolas Uperim e Aquarela.
Rodas de conversa
Durante a semana, também serão promovidas rodas de conversa para servidores da pasta e convidados, com foco nos principais temas ligados à mobilidade e segurança viária. A programação, com diversos temas, seguirá até o dia 25, quando, no Dia Nacional do Trânsito, serão debatidas ações afirmativas para fortalecer a educação no trânsito.
_
Texto: Samuel Cunha – estagiário sob a supervisão do jornalista Abelson Ribeiro
Edição: Iara Cruz