Na partida válida pela primeira rodada das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2026, a França venceu a Ucrânia por 2 a 0, nesta sexta-feira (5), atuando fora de casa.
Michael Olise e Kylian Mbappé fizeram os gols do triunfo francês. O atacante do Real Madrid chegou aos 51 tentos com a camisa de seu país e se tornou o segundo maior artilheiro da história, ao lado de Thierry Henry.
Mesmo com a vitória, a França iniciou sua campanha no grupo D na segunda posição, atrás da Islândia, que goleou o Azerbaijão por 5 a 0. Na próxima terça-feira (9), às 15h45 (de Brasília), os franceses enfrentarão os próprios islandeses no Parque dos Príncipes, em Paris.
A partida foi realizada em Breslávia, na Polônia, por conta de questões de segurança que envolvem a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Sobre a partida
A França marcou seu primeiro gol no confronto logo aos nove minutos. O ponta Bradley Barcola recebeu um lançamento da defesa, invadiu a área e rolou para o meia Michael Olise bater no cantinho.
Aos 17, o lateral Lucas Digne cruzou na área e a bola sobrou para Olise, que finalizou forte e parou em ótima defesa do goleiro Anatoliy Trubin. No fim da etapa inicial, o atacante Kylian Mbappé quase deixou o seu, mas teve seu chute desviado pelo volante Yehor Yarmolyuk.
O segundo tempo começou do jeito que acabou o primeiro, com os franceses pressionando o adversário em busca do segundo gol. O ponta Ousmane Dembélé, que entrou no intervalo da partida, teve uma oportunidade na marca de 12 minutos, mas parou em Trubin.
Pouco depois, a Ucrânia levou perigo pela primeira vez, quando o centroavante Artem Dovbyk tentou de cabeça e o zagueiro Ibrahima Konaté salvou em cima da linha. No lance seguinte, confusão na área e o zagueiro Ilya Zabarnyi acertou a trave.
Em meio a um crescimento dos ucranianos no confronto, a França definiu o resultado aos 36 minutos. Kylian Mbappé disparou em velocidade, cortou a defesa e bateu no canto para sacramentar a vitória em 2 a 0.