Assim como no Palmeiras, onde é o capitão do time, o zagueiro Gustavo Gómez foi o líder do Paraguai na campanha da seleção para a próxima Copa do Mundo, em 2026.
O defensor foi o capitão durante o período das Eliminatórias Sul-Americanas, apesar de ter perdido espaço em alguns momentos para Fabián Balbuena, ex-Corinthians. Alderete foi o outro zagueiro que mais atuou no ciclo.
Titular na última quinta-feira (4) no empate em 0 a 0 com o Equador, Gustavo Gómez foi o capitão do Paraguai e se emocionou ao final do jogo, que decretou a vaga para o Mundial.
Além de Gómez, outro palmeirense foi titular da seleção paraguaia. O atacante Ramón Sosa esteve entre os 11 iniciais e também celebrou a classificação para a Copa do Mundo, que não acontecia desde a edição de 2010, há 15 anos.
Paraguai disputará Copa, e presidente decreta feriado
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, decretou feriado nacional no país após a Seleção Paraguaia confirmar vaga para a próxima Copa do Mundo.
Ao fim da partida contra o Equador, o anúncio foi feito no telão do estádio Defensores del Chaco, em Assunção, após o empate que carimbou o passaporte paraguaio.
Vale destacar que, além da presença no Mundial em 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá, a Seleção paraguaia está garantida na edição de 2030. Isso porque, além dos países sedes (Espanha, Marrocos e Portugal), Argentina, Uruguai e Paraguai serão “homenageados” em comemoração à primeira Copa do Mundo, realizada em 1930, o que rendeu vaga no torneio que ocorrerá daqui cinco anos.