Com a distribuição de material informativo e orientações à população, o projeto Por Todas as Marias realizou, nesta sexta-feira, 22, uma ação educativa no centro de Dianópolis. A iniciativa faz parte da programação do projeto durante o Agosto Lilás e é promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), e parceiros, com foco na prevenção e no enfrentamento à violência contra a mulher.
“É muito importante que as mulheres se sintam acolhidas e saibam que não estão sozinhas. A ação em Dianópolis reforça o compromisso do Governo do Tocantins de levar informação e escuta a todos os cantos do estado”, destaca a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.
A aposentada Elza Nascimento, de 63 anos, enfatizou a importância da ação no município. “Eu já vi uma vizinha sofrer calada por muitos anos. A gente percebia, mas ninguém sabia o que fazer. Agora, com essa campanha, tudo fica mais claro. As mulheres precisam saber que têm direitos e proteção; e os homens, que a lei existe e funciona. É uma ação necessária, porque ainda tem muita gente vivendo com medo dentro da própria casa”, pontuou.
Sobre o projeto
Criado em 2024 pelo Governo do Tocantins, o Por Todas as Marias é um projeto permanente, coordenado pela Seps com foco na prevenção e no enfrentamento à violência contra a mulher por meio da educação.
Uma das principais frentes da iniciativa é o curso de formação realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), a Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO) e o Ministério Público do Tocantins (MPTO). O curso é voltado para professores da rede estadual, que levam o conteúdo para dentro das salas de aula, contribuindo com a conscientização desde os primeiros anos da formação cidadã. Até o momento, mais de 400 professores já se inscreveram na capacitação, disponível na plataforma on-line da Seduc.
A edição de 2025 teve sua grande abertura no dia 12 de agosto, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, com a presença da ativista e atriz Luiza Brunet, símbolo nacional da luta pelos direitos das mulheres.
Durante o mês de agosto, o projeto realiza ações educativas em diversos municípios tocantinenses, como parte da campanha Agosto Lilás, promovendo informação, acolhimento e conscientização nas comunidades.