sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Volta às aulas: escolas recebem alimentos diretamente da produção indígena, da agricultura familiar e do agroextrativismo

Ascom por Ascom
19/08/2025
em Educação
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Entrega da produtora Selma Sekwahidi dos Santos de Brito Xerente - Aldeia São José

Entrega da produtora Selma Sekwahidi dos Santos de Brito Xerente - Aldeia São José

CompartilharCompartilhar

Uma boa aprendizagem depende de algumas condições, e a alimentação escolar rica em nutrientes é um desses importantes requisitos. Nessa volta às aulas, a escola Xerente, São José, localizada em Tocantínia (TO), é um exemplo do avanço na compra direta de agricultores e extrativistas da própria comunidade. São tios, pais e avós que contribuem para uma alimentação escolar com menos produtos industrializados e mais alimentos frescos, saudáveis e adequados ao costume alimentar das crianças indígenas.

A professora e mãe, Belcilene Sibakadi Xerente, reforça o impacto da alimentação na aprendizagem das crianças. “Desde que surgiu o alimento diretamente da roça para as escolas eu fiquei muito feliz por meus alunos – meus filhos, porque comparo como filhos – estarem comendo um alimento saudável, um alimento fresco e riquíssimo em ferro e nutrientes, e não com validade, enlatado. É um desenvolvimento melhor ver as crianças de barriga cheia com comida típica Xerente, ficam mais espertos”, conta.

ARTIGOSRELACIONADOS

Secretária Anice deixa cargo para tomar posse como servidora e retorna a cargo de gestão - Foto Secom

Secretária Anice Moura é exonerada para  tomar posse no concurso público da Educação de Palmas

13/02/2026
Campus da UFT em Palmas — Foto: Poliana Macedo/UFT

 UFT divulga a 2ª chamada do PS Exato 2026/1 

12/02/2026

Além dos benefícios nutricionais, a compra direta tem logística de transporte de alimentos simplificada e fortalece a comunidade com a geração de renda sustentável e de baixo carbono. O procurador do Ministério Público Federal (MPF) e coordenador da Catrapovos Tocantins, Dr. Álvaro Mazano, reforça a relevância das políticas de alimentação escolar.

“O fato de o alimento ser adquirido no próprio local onde a escola está inserida faz com que esse alimento tenha uma maior pertinência com as crianças, melhora a qualidade dos alimentos que são servidos e permite que haja geração de renda para os pais dessas crianças. E queremos que chegue a 100% do PNAE. O ideal é que toda a alimentação seja produzida no próprio local onde ele é consumido”, explica o procurador.

Alimentação escolar em números

Das 139 escolas localizadas na zona rural do Tocantins, 95 são indígenas, 43 são do campo (rurais) e duas são quilombolas, de acordo com a Secretaria de Educação do Estado. Essas instituições atendem milhares de alunos em contextos culturais e territoriais diversos e requerem uma abordagem diferenciada para garantir a qualidade alimentar. 

O Tocantins registra 9.770 matriculados em área de assentamento, 7.659 matrículas em escolas indígenas e 1.933 matrículas em escolas quilombolas, indicando uma demanda significativa por intervenções alimentares culturalmente adequadas.

Compra direta da comunidade

A Lei nº 11.947/2009 determina que no mínimo 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser utilizados na compra de produtos da agricultura familiar. No entanto, embora seja observado avanço, muitos municípios ainda não cumprem a legislação, que pode ser a solução para uma alimentação mais saudável no contexto escolar. 

Segundo dados do PNAE, entre os municípios com povos e comunidades tradicionais que ainda não cumprem os 30% e que poderiam se desenvolver a partir dessa política, destacam-se Arraias, Paranã, Carrasco Bonito, Itacajá, Itaguatins, Mateiros, Maurilândia, Muricilândia, São Bento, São Félix do Tocantins e Tocantínia. 

Já os municípios que atingiram a exigência mínima, podem expandir sua atuação, especialmente frente à tramitação do PL 5352/2016, que pretende aumentar para 40% o percentual de alimentos provenientes da agricultura familiar. Conforme o projeto, esse percentual deve chegar a 70% até o final de 2028.

No entanto, não é necessário aguardar a legislação. Gestores podem sair na frente e aplicar recursos do PNAE, do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e recursos complementares do município, tudo em alimentos produzidos localmente, inclusive contemplando a diversidade alimentar presente nos territórios.  

E para preparar as comunidades para acessar o mercado institucional, a servidora da Funai, Maria Clara Bernardes, conta que desde 2023 têm sido realizadas oficinas nos territórios indígenas. “Foi identificada uma lacuna de informações sobre a realidade da produção e o mapeamento de agricultores. Então a Funaipassou a organizar as consultas e oficinas nos territórios, com diagnóstico de roças para identificar a abundância de alimentos tradicionais nos territórios, quebrando o paradigma de que a produção não seria o suficiente”, explica.

Catrapovos

A Mesa Permanente de Diálogo Catrapovos Brasil é uma iniciativa que visa estimular a alimentação regionalizada em escolas de territórios indígenas e tradicionais. A Catrapovos foi criada em 2021 pela Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (MPF) para replicar em todo o país a boa prática desenvolvida pela Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (Catrapoa).

A mesa é composta por representantes de órgãos públicos e da sociedade civil e discute os entraves e soluções, buscando juntos as formas de viabilizar as compras públicas da produção de comunidades indígenas e tradicionais, garantindo o cumprimento da lei sobre a aquisição de, no mínimo, 30% de produtos da agricultura familiar, além do direito à alimentação escolar adequada aos processos de produção e cultura local.

No Tocantins a Catrapovos é composta pelo MPF, Funai, Cecane/UFT, Coalizão Vozes do Tocantins por Justiça Climática, Conab, Seduc, Consea, Ruraltins, entre outras organizações que trabalham para otimizar a alimentação escolar tradicional, sendo a participação popular, sempre bem-vinda.

Anterior

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos são aprovados em cursos de graduação

Próximo

Na Aleto, Janad anuncia que está na oposição a Wanderlei, faz denúncia contra Secretaria do Turismo e avisa a quem diz que ela tem “telhado de vidro”: “Fiquem à vontade”

Próximo
Deputada Janad Valcari na tribuna para anunciar que é oposição a Wanderlei (Foto: Reprodução)

Na Aleto, Janad anuncia que está na oposição a Wanderlei, faz denúncia contra Secretaria do Turismo e avisa a quem diz que ela tem “telhado de vidro”: “Fiquem à vontade”

LEIA TAMBÉM

Brasil

Rosas de Ouro, Tatuapé e Vai-Vai desfilam nesta sexta em SP; veja ordem completa da 1ª noite no Anhembi

13/02/2026
Brasil

Corpo de cão Orelha é exumado; perícia pode revelar detalhes da morte

13/02/2026
Brasil

Acidente com 3 veículos e vazamento de gás mata motorista em MG

13/02/2026
Palmas

IPTU 2026: Palmas utiliza mapeamento a laser para atualizar cadastro de imóveis

13/02/2026
Palmas

Câmara de Palmas aprova projetos nas áreas social, educacional e administrativa

13/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Agricultura e Pecuária

Venda de alimentos orgânicos bate recorde e soma quase 145 bilhões de euros no mundo

13/02/2026
Agricultura e Pecuária

Valor Bruto da Produção agropecuária recuou 3,62% em janeiro

13/02/2026
Saúde

Uso de álcool pelos pais influencia consumo dos filhos, sugere estudo

13/02/2026
Saúde

Cardiologistas explicam quais são os principais sintomas do infarto

13/02/2026
Saúde

Agonorexia: o que é o novo efeito colateral das canetas emagrecedoras

13/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Venda de alimentos orgânicos bate recorde e soma quase 145 bilhões de euros no mundo
  • Valor Bruto da Produção agropecuária recuou 3,62% em janeiro
  • Uso de álcool pelos pais influencia consumo dos filhos, sugere estudo

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

edit post
Relatório mostra que 183 país têm alguma atividade relacionada à produção e ao mercado de orgânicos — Foto: Roberta Pessoa

Venda de alimentos orgânicos bate recorde e soma quase 145 bilhões de euros no mundo

13/02/2026
edit post
Feijão foi uma das culturas que apresentou crescimento no período — Foto: Wenderson Araújo / CNA

Valor Bruto da Produção agropecuária recuou 3,62% em janeiro

13/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.