A Prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Coordenação do Setor de Endemias, com parcerias das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Saneamento Básico e demais secretarias municipais, realizou a “Caminhada” na quarta-feira, 13, para alertar os moradores sobre a doença leishmaniose.
A ação contou com profissionais da saúde, alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz e Colégio Frei Antônio, que percorreram a principal via da cidade até a Praça Valperino Gomes, no centro. No percurso durante a Caminhada foram distribuídos panfletos aos moradores e comerciantes contendo orientações de prevenção contra a doença.
Manifestação da Leishmaniose
O médico veterinário Severino de Paula Neto e o assessor técnico de Epidemiologia José Henoque Jr. ministraram palestras abordando as duas formas de manifestação da Leishmaniose: a Tegumentar Americana e a Visceral.
De acordo com os palestrantes, a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), afeta a pele e, em alguns casos, as mucosas, causando feridas que não cicatrizam. Segundo os profissionais de saúde são mais freqüentes em humanos, principalmente em indivíduos que vivem na zona rural. Essa doença também pode atingir animais silvestres e domésticos.
Já a Leishmaniose Visceral (LV) é considerada o tipo mais grave da doença. Nos humanos, provoca febre prolongada, perda de peso, aumento do fígado e do baço, fraqueza e anemia. Nos cães pode evoluir de maneira silenciosa, apresentando sinais como emagrecimento, crescimento exagerado das unhas, queda de pelos e feridas.
Prevenção
Evitar a proliferação do inseto vetor com medidas simples, tais como: limpeza periódica de quintais, terrenos e abrigo de animais é fundamental para evitar a presença do mosquito-palha, inseto transmissor da leishmaniose.







PROPAGANDA NÃO É GASTO, É INVESTIMENTO!
ANUNCIE NO PORTAL LJ/PROGRAMA LEAL JUNIOR E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA E OUVIDA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. VENDA MAIS! ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348