Na próxima sexta-feira (15), a data é considerada feriado em diversas partes do Brasil, seja por motivos históricos, religiosos ou municipais.
No estado do Pará, o dia 15 é a data que celebra a Adesão à Independência do Brasil, em 1823, quando a então Província do Grão-Pará, a última a aderir, oficializou a separação de Portugal e a incorporação ao Império Brasileiro.
Houve uma forte resistência de parte da elite local, que tinha fortes laços comerciais com Portugal. A adesão só foi consolidada após a chegada do comandante inglês John Grenfell, enviado por Dom Pedro I, que utilizou uma esquadra naval para pressionar a elite paraense a assinar o documento.
Feriado Religioso
Segundo o Vaticano, a Igreja Católica celebra a Assunção da Virgem Maria, dogma proclamado pelo Papa Pio XII em 1950, mas que tem origem em tradições do século V, que relembra a ascensão de Maria ao céu em corpo e alma. A data passou a ser feriado em cidades como Ipatinga, Ouro Preto e Patos de Minas, que têm a Assunção como sua padroeira.
Algumas cidades comemoram feriado municipal no mesmo dia por questões locais: Belo Horizonte, Fortaleza, Jundiaí, Maringá, Vitória da Conquista e Cananeia celebram o dia do padroeiro; Abaetetuba, Aquidauana e Sorocaba comemoram o aniversário da cidade. Jaú registra o aniversário da cidade e o dia da padroeira Nossa Senhora do Patrocínio.