quarta-feira, 13 de agosto de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

PUFV completa 30 anos e alcança mais de 5,3 milhões de estudantes reforçando compromisso com uma educação transformadora e colaborativa

Ascom por Ascom
09/08/2025
em Tocantins
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
PUFV completa 30 anos e alcança mais de 5,3 milhões de estudantes reforçando compromisso com uma educação transformadora e colaborativa
CompartilharCompartilhar

Com três décadas de história, o Programa A União Faz a Vida (PUFV), iniciativa educacional do Sicredi, celebra em 2025 um marco que vai além dos números: o impacto direto na formação de cidadãos mais conscientes, comprometidos com a coletividade e com a transformação de suas comunidades. Criado a partir de um projeto piloto no Rio Grande do Sul, o PUFV nasceu em 1995 com o objetivo de aproximar a escola da realidade dos estudantes, valorizando a aprendizagem colaborativa, o protagonismo infantojuvenil e os vínculos entre escola e comunidade.

Ao longo desses 30 anos, o programa se expandiu por todo o país e atualmente está presente em mais de 730 municípios brasileiros. Com uma proposta pedagógica baseada na metodologia de projetos, o PUFV já alcançou mais de 5,3 milhões de estudantes e envolveu cerca de 230 mil educadores em práticas que promovem o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. A metodologia se baseia na construção do conhecimento a partir da realidade local, estimulando a curiosidade, o pensamento crítico e o senso de pertencimento dos alunos.

ARTIGOSRELACIONADOS

Tocantins celebra pela primeira vez o feriado estadual do Dia do Senhor do Bonfim

Tocantins celebra pela primeira vez o feriado estadual do Dia do Senhor do Bonfim

12/08/2025
Presidente da Câmara Max Fleury entrega moção de aplauso para empresa de cosméticos de Araguaína

Presidente da Câmara Max Fleury entrega moção de aplauso para empresa de cosméticos de Araguaína

12/08/2025

Presença ativa no Tocantins e transformação no cotidiano escolar

No Tocantins, o programa também tem deixado sua marca. Presente em sete municípios, o PUFV envolve mais de 111 educadores e beneficia diretamente 1.292 crianças e adolescentes com projetos que abordam temas ligados à vivência cotidiana dos alunos. As ações são desenvolvidas em parceria com as escolas e cooperativas locais, sempre respeitando a diversidade cultural e incentivando o diálogo, a empatia e a participação social.

A proposta é que os estudantes assumam um papel ativo na própria formação, refletindo sobre o que os cerca e propondo soluções, atitudes e aprendizados baseados na realidade que vivem.

Entre os municípios tocantinenses que integram o programa estão Ipueiras, com as escolas municipais Firmina Pereira dos Santos Pinto e Maria Angélica Martins de Souza; Formoso do Araguaia, com a Cooperativa de Trabalho Educacional de Formoso do Araguaia (COOPEFA); Porto Nacional, com a Escola Municipal Professor Deasil Aires; Luzimangues, com a Escola Municipal Eulina Braga; Dianópolis, com a Escola Municipal em Tempo Integral Santa Luzia; e Palmas, com o Centro Educacional Aquarela. Em todas essas instituições, projetos desenvolvidos com os alunos se transformam em experiências de crescimento pessoal e coletivo.

Metodologia baseada em projetos valoriza protagonismo dos alunos

A metodologia do PUFV parte da premissa de que os alunos aprendem melhor quando participam ativamente da construção do conhecimento. “O que diferencia o PUFV é sua metodologia baseada em projetos, que parte da realidade dos alunos e valoriza o protagonismo de forma prática e contínua. No programa, não apenas falamos sobre cidadania, mas também incentivamos a vivência no dia a dia escolar, por meio de investigações, ações colaborativas e envolvimento com a comunidade”, explica Jéssica Suzana Magalhães, analista de cooperativismo e sustentabilidade do Sicredi. Para ela, os valores que sustentam o programa são parte central do processo educativo, e aparecem em todas as etapas metodológicas.

Segundo Jéssica, os projetos colaborativos criam oportunidades para que os alunos desenvolvam o respeito às diferentes opiniões, a valorização da diversidade cultural e a participação ativa em suas comunidades. A vivência desses valores contribui para formar cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios sociais, ambientais e emocionais do mundo contemporâneo. É nessa construção que o PUFV se diferencia de propostas educacionais tradicionais, pois oferece ao aluno não apenas conteúdo, mas vivência, senso crítico e pertencimento.

Histórias que mostram o impacto além da sala de aula

A transformação promovida pelo PUFV pode ser percebida em relatos de educadores que vivenciam diariamente os efeitos da metodologia no desenvolvimento dos estudantes. A professora Rayla Cristiane Carvalho, que atua na turma do Pré-II da Escola Municipal Professor Deasil Aires, em Porto Nacional, compartilha a experiência com o projeto “Como estou me sentindo?”, desenvolvido com as crianças da educação infantil. Segundo ela, o objetivo do projeto era ajudar os alunos a reconhecer, nomear e lidar com suas emoções, sejam elas positivas ou negativas, no ambiente escolar.

Durante o desenvolvimento das atividades, a turma foi envolvida em dinâmicas como rodas de conversa, contação de histórias e brincadeiras guiadas, que ajudaram os pequenos a compreender o que sentem e como expressar esses sentimentos de forma saudável. Rayla conta que os resultados foram perceptíveis não apenas na postura dos alunos diante de frustrações e conflitos, mas também na forma como interagiam entre si no dia a dia. Para a educadora, o trabalho com habilidades socioemocionais foi essencial para preparar essas crianças para os desafios da vida, dentro e fora da escola.

“Mais do que trabalhar habilidades socioemocionais imediatas, este projeto tem um impacto que vai além da sala de aula, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do autocontrole e da empatia, habilidades fundamentais para a adolescência e a vida adulta”, relata a professora. “Ver as crianças mais seguras ao falar sobre o que sentem, respeitando o tempo e os sentimentos dos outros, é uma das maiores conquistas deste trabalho. Foi, sem dúvida, um projeto essencial para a formação de estudantes mais conscientes, equilibrados e emocionalmente preparados para os desafios da vida”.

Três décadas de compromisso com a educação e a comunidade

O PUFV tem como base a atuação da Fundação Sicredi, braço social e cultural do Sicredi, que é reconhecida como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça. A proposta do programa não é apenas levar conhecimento aos alunos, mas conectar a escola com o território onde está inserida, fortalecendo os vínculos entre educadores, famílias, instituições e a comunidade. Ao estimular o pensamento crítico e a participação cidadã desde a infância, o programa vem contribuindo para a formação de uma sociedade mais cooperativa, justa e solidária.

Para Jéssica, ao completar 30 anos, o Programa A União Faz a Vida apenas celebra sua trajetória de expansão e alcance nacional. “Também reafirmamos nosso compromisso com uma educação que transforma. As ações comemorativas previstas ao longo de 2025 serão uma oportunidade para reconhecer conquistas, ouvir histórias como a da professora Rayla, valorizar o trabalho de educadores e inspirar novas gerações. Mais do que um programa educacional, o PUFV é uma ferramenta de mudança real — uma união que, de fato, faz a vida acontecer”, finaliza.

Anterior

Dose zero e vitamina A serão ofertadas no dia D de vacinação que acontece neste sábado, 9

Próximo

Naturatins realiza implantação do Programa Monitora no Parque Estadual do Cantão

Próximo
Naturatins realiza implantação do Programa Monitora no Parque Estadual do Cantão

Naturatins realiza implantação do Programa Monitora no Parque Estadual do Cantão

LEIA TAMBÉM

Esportes

Copa do Brasil Feminina: veja os confrontos das oitavas de final

12/08/2025
Política

Câmara deve criar grupo de trabalho para debater projetos sobre adultização

12/08/2025
Política

João Campos lidera cenários para o governo de PE, diz Paraná Pesquisas

12/08/2025
Saúde

Tensão muscular persistente pode ser proteção do corpo, não apenas rigidez

12/08/2025
Saúde

Andar de bicicleta pode ajudar no tratamento de Parkinson, mostra estudo

12/08/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Segurança

PMTO prende homem por homicídio culposo em Augustinópolis

12/08/2025
Esportes

Tênis: apagão gera caos em Cincinnati com alarmes e placar manual

12/08/2025
Esportes

Corinthians sofre transfer ban da Fifa e não pode contratar jogadores

12/08/2025
Esportes

São Paulo negocia contratação do zagueiro Igor Rabello, do Atlético-MG

12/08/2025
Esportes

Fluminense anuncia a contratação do atacante Santiago Moreno

12/08/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • PMTO prende homem por homicídio culposo em Augustinópolis
  • Tênis: apagão gera caos em Cincinnati com alarmes e placar manual
  • Corinthians sofre transfer ban da Fifa e não pode contratar jogadores

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

PMTO prende homem por homicídio culposo em Augustinópolis

PMTO prende homem por homicídio culposo em Augustinópolis

12/08/2025
Tênis: apagão gera caos em Cincinnati com alarmes e placar manual

Tênis: apagão gera caos em Cincinnati com alarmes e placar manual

12/08/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.