Novecentos e sessenta dos 1.290 nomeados do concurso da Educação já foram empossados pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Modernização (Secad). A posse foi iniciada no dia 21 de julho, e conforme balanço da pasta, até esta sexta-feira, 1º, 45 nomeados haviam pedido prorrogação e 19, reclassificação no concurso. Ainda há candidatos que não deram entrada no processo de posse, mas estes estão dentro do prazo de 30 dias, pois podem ser empossados até 20 de agosto.
“Foram duas semanas de muito trabalho e conseguimos atender e empossar todos os nomeados que compareceram para a posse. Em conjunto com a Agência de Tecnologia da Informação de Palmas (Agetec) implantamos o sistema de posse on-line, que foi uma novidade desta gestão. Na primeira semana tivemos um fluxo maior, pois muitos dos nomeados desejavam tomar posse imediata. Já a segunda semana foi mais tranquila”, relatou o secretário de Administração e Modernização, Cleison Nunes.
Para o presidente da Agtec, Fabiano Francisco de Souza, essa nova ferramenta de posse on-line foi uma solução tecnológica que simplificou processos e reduziu a burocracia. “Foi uma parceria de sucesso com a Secad, e a Agtec reafirma seu propósito de conectar o cidadão a uma administração pública mais ágil e eficiente. Este projeto desenvolvido pela Agtec demonstrou a eficácia do serviço público”, disse.
Manual de orientação
E para orientar os demais nomeados que tiverem dificuldade neste processo, a Secad disponibilizou o Manual da Posse On-line e agendamento para atendimento presencial. O manual está disponível neste link , com informações detalhadas sobre os procedimentos necessários para a posse, incluindo a documentação exigida, os prazos e as etapas do processo.
Após a inserção de dados e documentos, a análise e validação da posse ocorrerá em até cinco dias úteis, quando será disponibilizada a Declaração de Posse assinada, que deverá ser apresentada na modulação da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
Modulação
A próxima e última etapa é o agendamento para a modulação, que deve ser feito por este link. É na modulação que será definida a lotação dos novos servidores nas unidades de ensino distribuídas pela Capital. Serão disponibilizados até 200 atendimentos por dia, distribuídos em horários marcados. A efetivação no cargo é de até 15 dias para entrar em exercício, considerando a data da posse.
Texto: Jurbiléia Pinto
Edição: Iara Cruz