domingo, 17 de maio de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Unicef: 300 mil voltaram à escola com projeto contra exclusão e evasão

por CNN
28/07/2025
em Educação
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Mais de 300 mil crianças e adolescentes que estavam fora da escola ou em risco de evasão foram identificados e retornaram às salas de aula graças à Busca Ativa Escolar • Freepik

Mais de 300 mil crianças e adolescentes que estavam fora da escola ou em risco de evasão foram identificados e retornaram às salas de aula graças à Busca Ativa Escolar • Freepik

CompartilharCompartilhar

No Brasil, entre 2017 e 2025, mais de 300 mil crianças e adolescentes que estavam fora da escola ou em risco de evasão foram identificados e retornaram às salas de aula graças à Busca Ativa Escolar. Os dados estão sendo divulgados nesta segunda-feira (28) pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que coordena a iniciativa em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) para apoiar estados e municípios no enfrentamento da exclusão e do abandono escolar.

O levantamento conduzido pela Unicef e a Undime está disponível na internet e traz dados sobre exclusão escolar por estados e municípios, o perfil das crianças e adolescentes fora da escola, e as informações sobre a Busca Ativa Escolar em cada localidade, com as quantidades de meninas e de meninos (re)matriculados, assim como as causas que levaram à exclusão.

ARTIGOSRELACIONADOS

Escola de Tocantínia promove roda de conversas literárias com o escritor Zacarias Martins

16/05/2026
Formação continuada promove troca de experiências entre docentes da rede estadual

Regional de Dianópolis promove formação sobre práticas experimentais no ensino de Ciências da Natureza

16/05/2026

“A exclusão escolar é um desafio multifatorial, e a resposta a ela também precisa ser. Com a Busca Ativa Escolar, gestores e equipes têm acesso a dados e conseguem promover uma atuação intersetorial, saber quem são essas crianças e adolescentes, por que estão fora da escola e, a partir disso, agir, envolvendo as áreas de saúde, educação, assistência social, entre outras. Com adesão de mais de 2 mil municípios e 21 estados, a estratégia vem se consolidando como uma ferramenta fundamental para garantir o direito à educação e enfrentar o abandono e a exclusão escolar em todo o país”, explica Mônica Dias Pinto, Chefe de Educação do Unicef no Brasil.

Desigualdades

A pesquisa informa que, mesmo com os resultados positivos da iniciativa e com os avanços que o Brasil vem alcançando nas últimas décadas, ainda há 993 mil crianças e adolescentes de 4 a 17 anos sem frequentar a escola no país – faixa etária em que a educação é obrigatória, segundo a PNAD Contínua 2024.

Meninos representam 55% do total, enquanto meninas são 45%. Em relação à raça/cor, 67% são pretas, pardas ou indígenas, o que reforça a necessidade de políticas públicas que enfrentem desigualdades de forma estruturada e intersetorial.

O grupo de 15 a 17 anos concentra o maior índice de exclusão: são 440 mil adolescentes fora da escola, justamente no momento em que deveriam estar concluindo a educação básica. A exclusão também tem forte relação com a renda das famílias. Do total de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola, quase 400 mil vivem nas famílias 20% mais pobres do país.

Em relação ao território, 195 mil dos que estão fora da escola vivem na zona rural, enquanto 797 mil estão na zona urbana – mostrando que, mesmo em regiões com maior concentração de escolas, ainda há barreiras que dificultam o acesso e a permanência na educação.

Acesso à creche: um direito

Embora a matrícula em creches não seja obrigatória, o acesso à Educação Infantil para os bebês e crianças bem pequenas de 0 a 3 anos é um direito garantido por lei e fundamental para o desenvolvimento integral. Atualmente, quase 7 milhões de crianças nessa faixa etária estão fora da creche (60% do total), representando o maior grupo dentro da análise nacional da PNAD Contínua. O Brasil está abaixo da meta do PNE (Plano Nacional de Educação), que previa a inclusão de 50% dos bebês nas creches, até 2024. Para alcançar essa meta, o país precisa aumentar 1,2 milhão de matrículas em creche.

Avaliação da Busca Ativa Escolar

Para avaliar a implementação da estratégia Busca Ativa Escolar em estados e municípios, foi realizada uma análise de sua efetividade. Na análise, entre os municípios participantes, 70,8% reconhecem que a BAE contribui para identificar crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade; 68,5% afirmam que a estratégia proporcionou maior agilidade no enfrentamento das causas da exclusão escolar; 67% apontam mais assertividade nas ações de busca ativa; e 58,1% relatam avanços na identificação de casos de violência.

No âmbito estadual, 72,5% dos respondentes destacam que a BAE ajudou a direcionar o foco para o enfrentamento das causas da exclusão escolar; 66,5% reconhecem sua contribuição para identificar situações de vulnerabilidade entre crianças e adolescentes; 62% apontam maior assertividade nas ações e 49% observam avanços na identificação de situações de violência envolvendo crianças e adolescentes.

A estratégia é composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo Unicef e Undime com apoio do Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

A adesão à Busca Ativa Escolar e pode ser feita por meio do site do projeto, que oferece apoio técnico, materiais formativos e uma plataforma digital para ajudar gestores públicos a enfrentar a exclusão escolar de forma estruturada e intersetorial.

Anterior

MEC amplia prazo de inscrições para Prova Nacional Docente

Próximo

Veja os erros mais comuns ao montar uma rotina de estudos para o vestibular

Próximo
Ideia de que estudar mais é sempre melhor nem sempre rende bons resultados, segundo especialista • Alexander Van Steenberge/Unsplash

Veja os erros mais comuns ao montar uma rotina de estudos para o vestibular

LEIA TAMBÉM

Saúde

Colesterol silencioso pode elevar risco cardíaco em 1 a cada 5 pessoas

16/05/2026
Brasil

Fernando de Noronha inaugura terminal do aeroporto; custo é de R$ 63 milhões

16/05/2026
Brasil

“Pai e filha” penduram coleira após anos de serviço nos Bombeiros de SC

16/05/2026
Brasil

Investigação da morte do Cão Orelha é arquivada. O que acontece agora?

16/05/2026
Brasil

Frente fria traz chuva ao Sudeste e Centro-Oeste na 2ª quinzena do mês

16/05/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Em podcast na Agrotins, Luxemburgo assegura que será o senador do agro tocantinense

16/05/2026
Esportes

Polícia Militar do Tocantins publica resultado final de concursos para Oficiais e Praças

16/05/2026
Segurança

PMTO reforça segurança e garante tranquilidade no 4º dia da Agrotins 2026

16/05/2026
Segurança

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico e apreende munições em Gurupi

16/05/2026
Saúde

Exame de retina pode prever risco de osteoporose, diz estudo

16/05/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Em podcast na Agrotins, Luxemburgo assegura que será o senador do agro tocantinense
  • Polícia Militar do Tocantins publica resultado final de concursos para Oficiais e Praças
  • PMTO reforça segurança e garante tranquilidade no 4º dia da Agrotins 2026

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Vanderlei Luxemburgo participou do VCampos Cast, na Agrotins, e afirmou que pretende ser uma voz do agro tocantinense no Senado.

Em podcast na Agrotins, Luxemburgo assegura que será o senador do agro tocantinense

16/05/2026
Polícia Militar do Tocantins publica resultado final de concursos para Oficiais e Praças - Foto: Ascom PMTO

Polícia Militar do Tocantins publica resultado final de concursos para Oficiais e Praças

16/05/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.