Duelo de invictos. Assim pode ser traduzido o confronto entre Atlético-MG e Sport pela Copa do Brasil. As duas equipes se enfrentam nesta terça-feira (30), no jogo de ida da terceira fase do torneio nacional. A bola rola a partir das 21h30 (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Se o Galo vem de nove partidas sem derrota, com seis vitórias e três empates, o Leão tem invencibilidade maior. O time pernambucano não perde desde 24 de fevereiro e acumula oito triunfos e empate em outros cinco confrontos.
Outra coincidência é o número de gols sofridos por ambos neste recorte: foram oito para cada lado. Em relação aos tentos marcados, os mineiros fizeram 21 em nove duelos; o time rubro-negro, por sua vez, fez três a mais, em 13 confrontos.
No período invicto, o Atlético-MG conquistou o pentacampeonato mineiro, chegou à liderança do Grupo G da Copa Libertadores e assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. O Sport, adversário pela Copa do Brasil, conquistou o bicampeonato pernambucano e avançou à semifinal da Copa do Nordeste, na qual enfrentará o Fortaleza.
No torneio nacional, os pernambucanos eliminaram o Murici-AL, nos pênaltis, e o Trem-AP, com uma goleada por 4 a 0. Como disputam a Libertadores, os mineiros não precisaram disputar as fases anteriores.
PUBLICIDADE
Milito com força máxima
Para encarar a equipe pernambucana, o comandante argentino terá força máxima. Cabe lembrar que, no departamento médico, estão apenas o volante Paulo Victor, que se recupera de cirurgia no tornozelo, e o meia Rubens, com lesão importante no joelho.
Como poupou Hulk, Jemerson Rodrigo Battaglia e Guilherme Arana no último sábado (27), na goleada por 3 a 0 sobre o Cuiabá, na Arena Pantanal, o técnico deve promover o retorno do quarteto neste início de semana. Paulinho e Saravia, que iniciaram todos os nove jogos com o “hermano”, podem descansar.
Desfalques e retorno no Sport
Para o duelo com o Galo, Soso não terá à disposição o atacante Zé Roberto, que sofreu uma fratura na fíbula da perna direita, e o goleiro Dênis, em tratamento de lesão no joelho esquerdo após novo procedimento cirúrgico.
Desfalques diante do Vila Nova, ambos com desconfortos musculares na coxa, o volante Pedro Martins e o meia Alan Ruiz também seguem de fora. O atacante Chrystian Barletta, por outro lado, está recuperado e viajou com a equipe para Belo Horizonte.
Técnico do Leão elogia Milito
Mariano Soso reconhece a dificuldade do confronto. Em entrevista coletiva após a vitória sobre o Vila Nova, pela Série B do Campeonato Brasileiro, o comandante rubro-negro rasgou elogios a Gabriel Milito, treinador do Atlético.
“É um treinador muito qualificado. Ele joga muito com a bola, constrói muito. É um treinador que tenta recuperar em prazos curtos essa bola. Temos que focar em nossas virtudes e ter a capacidade de neutralizar as virtudes que tem o adversário”, pontuou.
Atlético é o time que mais eliminou o Sport na Copa do Brasil; veja histórico
No retrospecto geral, pela Copa do Brasil, o Alvinegro leva vantagem. Em quatro disputas no mata-mata, despachou o Sport em três oportunidades, tomando o posto de equipe que mais eliminou o Leão da Ilha, seguido do Paysandu (2).
Encontros na Copa do Brasil
Atlético-MG e Sport se enfrentaram pela primeira vez em 1995. Na ocasião, o time mineiro venceu a ida por 1 a 0 e conseguiu a classificação com um empate, por 2 a 2, no duelo da volta.
Em 2002, o Alvinegro precisou buscar a virada. Após perder por 2 a 1, na Ilha do Retiro, superou o rival por 3 a 0, no Mineirão, e carimbou a classificação.
Já em 2003, o Leão da Ilha conquistou seu único triunfo sobre o Galo, no torneio nacional. O Sport goleou o Atlético-MG, por 4 a 0, e perdeu a volta por 3 a 1, mas o resultado não foi o suficiente para os mineiros.
No confronto mais recente pela competição, Atlético e Sport se enfrentaram em 2010. O Alvinegro venceu as duas partidas: 1 a 0, na ida, e 2 a 0, na volta.
Atlético-MG x Sport
Atlético-MG: Everson; Renzo Saravia (Mariano/Bruno Fuchs); Jemerson, Rodrigo Battaglia, Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco, Matías Zaracho, Gustavo Scarpa; Hulk e Paulinho (Eduardo Vargas)
Sport: Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho; Felipe, Fabricio Domínguez (Chrystian Barletta), Tití Ortiz (Fábio Matheus) e Lucas Lima; Romarinho e Gustavo Coutinho. Técnico: Mariano Soso.
- Motivo: Jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasileiro
- Data: 30 de abril de 2024
- Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
- Horário: 21h30 (de Brasília)
- Arbitragem: Bruno Mota Correia auxiliado por Thiago Rosa de Oliveira e Daniel de Oliveira Alves Pereira; todos do Rio de Janeiro
- VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
- Transmissão: Premiere e Sportv
Comentários sobre este post