Dezenas de garrafas de vinhos brasileiros e internacionais foram encontrados por um casal que comprou uma casa na zona Sul da capital paulista. As bebidas esquecidas desde a década de 1970 estavam empoeiradas em uma adega escondida na garagem do imóvel.
Néia e Sérgio Cabral sabiam que a “adega secreta” estava na planta da casa quando negociavam a compra, em junho do ano passado, mas não esperavam que o espaço guardasse tantas garrafas de vinhos antigos. “Quando começaram a reforma da casa, nos interessamos por uma portinha na garagem”, disse a nova proprietária à CNN.
Apesar de estarem com rolhas e rótulos intactos , o casal ainda não sabe o que fazer com os vinhos — nem se estão aptos para consumo. “A poeira é até um plus, pois significa que as garrafas não são movimentadas há um bom tempo”, disse a especialista em vinhos Ana de Andrade.
Ao olhar os rótulos, a especialista destacou uma garrafa de bordeaux Château Margaux, com 45 anos. “Tem um ótimo valor comercial e ainda pode ser perfeito para beber”, afirma.
Apesar do que chamou de “achado incrível”, Ana ressalta que é necessário avaliar se estavam em boas condições de temperatura e vedação durante o armazenamento, para garantir a qualidade e segurança para consumo.
“Mesmo os vinhos que não resistem a tanto tempo, podem ter um mercado em leilões, para colecionadores”, disse Ana.
A descoberta da adega, de cerca de 14 m², virou tema de um vídeo no Tiktok, que já ultrapassa 100 mil visualizações.