Nesta semana, a Defesa Civil de Palmas registrou 21 ocorrências de incêndio, com destaque para dois focos de grandes proporções combatidos em Taquaruçu e no Aterro Sanitário, ambos na quarta-feira, 23. Em Taquaruçu, o fogo foi provocado às margens da rodovia, se espalhou rapidamente e encontrou com outro foco já existente na região da serra, dificultando o controle das chamas. A área é de difícil acesso, o que exigiu atenção redobrada dos brigadistas.
As equipes da Defesa Civil iniciaram o combate pelos focos à beira da estrada. À medida que o incêndio avançava, o vento contribuiu para alastrar as chamas e o fogo atingiu os dois lados da pista. As atividades seguiram até o anoitecer, quando a baixa visibilidade e a área de difícil acesso impediram a continuidade segura da operação. Na manhã de quinta-feira, 24, as equipes retornaram ao local para monitoramento da área.
Já no Aterro Sanitário, localizado na zona rural do assentamento São João, os brigadistas identificaram uma grande coluna de fumaça durante ronda de rotina. Ao chegarem ao local, encontraram a Brigada do Corpo de Bombeiros em atuação. O incêndio teve início na área do buraco, onde os resíduos são descartados para decomposição, e se alastrou para um ponto com entulho e madeiras, dificultando a extinção das chamas.
A Defesa Civil de Palmas atuou com a técnica de contrafogo para conter o avanço das chamas na vegetação ao redor. Apesar da contenção, ainda permaneceram focos nos resíduos sólidos, exigindo acompanhamento.
Risco e prevenção
A Defesa Civil destaca que incêndios em áreas de descarte de lixo oferecem alto risco à saúde e à vida humana, pois o chorume gerado pela decomposição pode produzir gases tóxicos e até provocar explosões por combustão espontânea. Com o objetivo de prevenir futuros incêndios, a equipe da Defesa Civil se reuniu com os técnicos da Secretaria de Infraestrutura para discutir estratégias de segurança e resposta rápida a esse tipo de ocorrência.
Denúncias
A Prefeitura de Palmas reforça à população o pedido para que evite o uso do fogo, principalmente em áreas próximas à vegetação e rodovias. A Defesa Civil destaca que colocar fogo em terrenos é crime ambiental e que denúncias ou emergências devem ser comunicadas por meio do número 153.