O Governo do Tocantins, por intermédio da Agência de Fomento, alcançou uma importante conquista nacional: o 1º lugar no ranking brasileiro de contratações de Operações com amparo do FAMPE, Fundo gerenciado pelo Sebrae. Foram mais de R$ 10 milhões em operações de crédito – aproximadamente 18% acima do segundo colocado – com ampla vantagem sobre os demais bancos de desenvolvimento do país, que operam com o FAMPE. Esses números são relativos ao primeiro semestre de 2025.
O Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE) é um fundo criado pelo Sebrae para facilitar o acesso ao crédito por parte de micro e pequenas empresas. Ele funciona como um aval complementar, ajudando essas empresas a obterem financiamentos mesmo quando não possuem garantias suficientes exigidas pelas instituições financeiras.
Esse resultado é fruto direto da orientação do Governo do Estado do Tocantins, que tem como prioridade a disponibilização de recursos para apoiar micro e pequenos empreendedores em todas as regiões do Estado. Com políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios, o Governo estadual tem promovido, por meio da Agência de Fomento, o acesso ao crédito de forma desburocratizada, responsável e inclusiva.
A atuação estratégica da Agência, aliada a uma equipe técnica qualificada e a parcerias eficazes, tem sido essencial para facilitar o financiamento de empreendimentos que movimentam a economia local, gerando emprego, renda e oportunidades. Esse é, portanto, um caminho eficaz para o desenvolvimento econômico sustentável.
Para o presidente da Agência de Fomento, Portilho Prado, “Esse resultado é reflexo direto de uma política pública séria, determinada a apoiar quem faz a economia girar: os micro e pequenos empreendedores”, disse o gestor, para complementar em seguida: “O reconhecimento nacional mostra que estamos no caminho certo, seguindo a orientação do governador em tornar o crédito acessível, desburocratizado e transformador para quem mais precisa. Agradeço a toda equipe da Agência e aos nossos parceiros, como o Sebrae, por acreditarem nesse projeto de desenvolvimento regional e inclusão financeira.”
Já o diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, pontuou que, “O FAMPE é uma ferramenta fundamental para garantir acesso ao crédito a quem tem boas ideias, mas nem sempre tem garantias. Ver o Tocantins liderando esse ranking nacional mostra que aqui nós temos compromisso, articulação e eficiência. O Sebrae tem orgulho de caminhar ao lado da Agência de Fomento nessa jornada. São mais de trezentos e setenta negócios fortalecidos que representam sonhos, além de novos postos de trabalho em todas as regiões do Estado. É isso que nos move: promover o empreendedorismo como motor do desenvolvimento sustentável. Parabéns a todos envolvidos por essa conquista tão expressiva!”, finalizou Ramos.