Governo do Tocantins
No sábado, 19 de julho, o Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT) realizou uma nova etapa do mutirão de cirurgias pediátricas, com um acolhimento especial voltado aos pequenos pacientes e seus familiares. A ação foi organizada pelo setor de Humanização da unidade, que preparou um momento de cuidado emocional e brincadeiras antes dos procedimentos dos 08 pacientes beneficiados.
As cirurgias foram conduzidas pelos médicos Reinaldo Meneghel e Lucca Meneghel e toda a programação do acolhimento teve como objetivo tornar o ambiente hospitalar mais leve, seguro e acolhedor para as crianças, amenizando o medo e a ansiedade que naturalmente surgem nesse tipo de situação.
Maria Sampaio, mãe do paciente Kayo Sampaio, de 10 anos, compartilhou sua experiência com a equipe do hospital: “foi um acolhimento muito bom. Ele estava nervoso, mas depois se sentiu confortável. Estava se adaptando, brincando e se divertindo com os colegas. Isso fez toda a diferença”.
A supervisora do setor de Humanização, Maísa Damaso ressaltou que, “o acolhimento infantil é pensado com todo cuidado para garantir que as crianças se sintam amadas e respeitadas. Nosso papel é tornar o ambiente hospitalar mais humano. Sabemos que, para a criança, o hospital pode ser um lugar assustador. Por isso, esse acolhimento é fundamental. Quando a criança brinca, se diverte e interage, ela se sente mais segura para enfrentar o processo cirúrgico”.
Segundo o diretor-geral do HRPT, Diego Segger, “o acolhimento é parte essencial do cuidado. Não se trata apenas de realizar o procedimento, mas de garantir que cada paciente — especialmente as crianças — se sinta visto, respeitado e seguro. Parabenizo toda a equipe envolvida nesse momento tão bonito e necessário”.