Por Luciano Dourado / Governo do Tocantins/ Fotos: Luciano Dourado
Durante a temporada de praias no Tocantins, o Governo do Estado transforma o lazer em oportunidade de conscientização, lançando uma ampla campanha de mobilização social voltada para a promoção da primeira infância, combate ao trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação busca sensibilizar a população sobre os cuidados essenciais com este público e reforçar a luta contra toda forma de exploração que comprometa o presente e o futuro das novas gerações.
A campanha acontece entre os dias 16 e 20 de julho, com ações nas cidades de Paranã, São Salvador, Peixe, Miracema e Lajeado, levando informação e mobilização para banhistas, famílias e comerciantes locais.
Integrando esforços com diversos órgãos, a campanha conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da mobilização “Neste verão, não desvie o olhar!”, que chama a atenção da sociedade para a necessidade de identificar, acolher e denunciar situações de violação de direitos, como o trabalho infantil e o abandono de crianças em espaços públicos.
Durante as ações nas praias mais movimentadas do Estado, equipes da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e da Seciju, junto com o apoio de conselhos e entidades de proteção à infância promovem abordagens educativas, distribuindo materiais informativos e orientando banhistas e comerciantes sobre a importância de proteger as crianças.
Para a representante da Gerência do Trabalho Decente da Setas, Daiana Costa, o enfrentamento ao trabalho infantil precisa ser constante e coletivo. “A praia é um espaço de lazer, mas também pode esconder realidades duras, como a exploração do trabalho infantil. Por isso, nossa presença aqui é estratégica. Estamos dizendo à sociedade: não é normal, não é aceitável e não pode continuar. Toda criança tem o direito de viver a infância com dignidade e proteção”, destacou.
Já o gerente de Promoção dos Direitos da Primeira Infância, Vanilson Silva, ressalta a importância de aproveitar esses momentos de maior circulação para fortalecer o cuidado com os pequenos. “Os primeiros anos de vida são determinantes para o desenvolvimento de uma pessoa. Garantir que nossas crianças estejam seguras, bem cuidadas e livres de qualquer violação é um dever de todos. O que fazemos hoje pela Primeira Infância ecoa por toda a vida dessas crianças”, pontuou.
A Conselheira Tutelar Helenice Lopes, do município Peixe, também destacou o impacto da campanha no contexto local. “Em períodos de grande movimentação nas praias, como acontece em Peixe, é essencial reforçarmos o olhar atento para nossas crianças. A parceria entre Estado e Município fortalece esse trabalho de base, de orientação e prevenção. Precisamos garantir que nenhuma criança seja exposta a situações de risco ou trabalho. A infância precisa ser vivida com alegria, segurança e dignidade”, afirmou Helenice.
A campanha reforça que lugar de criança é na infância, com direito a afeto, cuidado, brincadeira e aprendizado – jamais em situação de trabalho. O trabalho infantil, ainda presente em contextos informais como o comércio nas praias, priva as crianças de direitos fundamentais e precisa ser enfrentado com firmeza e união.
A população também é chamada à responsabilidade: ao presenciar qualquer situação de violação, denuncie anonimamente no Conselho Tutelar ou pelo Disque 100. Sua voz pode salvar uma infância