O evento ocorreu na terça-feira,15, em Alto Paraíso/GO; os jogos serão realizados em setembro de 2025 com a participação de 12 etnias do centro oeste.
O povo Xerente estará presente sob a coordenação do vereador de Tocantínia/TO, Leomar Xerente, que participou do lançamento junto ao representante da CBF, Ministério dos Povos Indígenas e outros apoiadores.
Idealizada em 2024, a primeira edição foi dividida em fases regionais – Centro‑Oeste, Nordeste, Sul/Sudeste e Norte – reunindo times masculinos e femininos em um modelo de grupos seguido por mata‑mata.
O projeto nasceu da vontade de mesclar ancestralidade, cultura e esporte, transformando o futebol em plataforma de visibilidade, formação e afirmação dos povos originários. Com apoio da CBF, do Ministério dos Povos Indígenas, da FourX Entertainment e do Instituto Inclusion For All, o evento não ficará apenas nos amistosos: haverá oficinas, capacitação em gestão de carreira, saúde, arbitragem e educação ambiental, promovendo também intercâmbio cultural entre as etnias.
A Taça dos Povos Indígenas é o maior projeto de valorização cultural e reparação histórica através do esporte.
OBJETIVO
Dar novas perspectivas aos indígenas de todo o Brasil, promovendo não só o esporte, mas também a cultura, a educação e a integração social.
Em conversa com o PORTAL LJ, Leomar xerente afirmou que ” é muito gratificante atuar em um acontecimento tão importante para nossos indígenas em todos os aspectos”.




PROPAGANDA É INVESTIMENTO
ANUNCIE NO PORTAL LJ/PROGRAMA LEAL JUNIOR E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. VENDA MAIS! ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348