O Brasil é representado, com ao menos um lugar no pódio, de maneira consecutiva, desde Londres-1948. No total, são 150 medalhas olímpicas para os atletas brasileiros. Desses número, 15 atletas se destacam como os únicos brasileiros bicampeões olímpicos.
O primeiro bicampeão olímpico foi Adhemar Ferreira da Silva, na prova do salto triplo, do Atletismo. O atleta conquistou as medalhas de maneira consecutiva em Helsinque 1952 e Melbourne 1956. Pela carreira exemplar, foi imortalizado no Hall da Fama da Federação Internacional de Atletismo em 2012.
Outros dois esportes contam com bicampeões olímpicos. A vela e o vôlei são as modalidades que abrigam os outros 14 brasileiros com duas conquistas de ouro olímpico.
Torben Grael, Marcelo Ferreira, Robert Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze (vela); Maurício Lima, Giovane Gávio e Sérgio Dutra (vôlei masculino); Fabi Oliveira, Jaqueline Carvalho, Fabiana Claudino, Paula Pequeno, Thaísa Menezes e Sheilla Castro (vôlei feminino);
Tricampeão?
Há, no entanto, um brasileiro que é tricampeão olímpico. O técnico José Roberto Guimarães, do vôlei, soma três conquistas. No entanto, oficialmente, os treinadores não são considerados como medalhistas. O histórico treinador levou a equipe masculina em Barcelona 1992 e a equipe feminina em Pequim 2008 e Londres 2012 ao topo do pódio.
Comentários sobre este post