A colheita de café alcançou 40,4% da área cultivada e monitorada pela Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), segundo o boletim atualizado nesta terça-feira (8/7). O monitoramento foi feito até o dia 4 de julho. Os trabalhos estão atrasados em 11 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado, quando estavam colhidos 51,6% do volume de café.
A colheita está acontecendo na área de atuação da cooperativa, que compreende o Sul de Minas, o Cerrado Mineiro, Matas de Minas e a Mogiana no estado de São Paulo. Os cooperados, que representam um universo de mais de 20 mil produtores, estão espalhados em 360 municípios.
A região que está mais acelerada nos trabalhos de campo é Matas de Minas, onde as chuvas não atrapalharam e já se colheu 47% do volume de café. Em seguida, o Sul de Minas aparece com 45,4% da colheita feita. Contudo, o Cerrado Mineiro está com a colheita atrasada em relação a outras partes do Estado, com 29,9% em razão das variações climáticas propícias do inverno.
Na Alta Mogiana, os trabalhos de campo chegam a 45%. No boletim semanal, a cooperativa não considerou nenhum evento climático mais forte que pudesse atrapalhar o andamento da colheita.