sexta-feira, 4 de setembro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Saúde mental na obesidade: desafios antes e depois da cirurgia bariátrica

Especialistas apontam que transtornos alimentares, depressão e risco de abuso de substâncias exigem atenção antes e após a operação

por Da Redação
31/05/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Alertaram para a necessidade de investigar transtornos psiquiátricos antes do procedimento
crédito: Nara Ferreira/EM/DA Press

Alertaram para a necessidade de investigar transtornos psiquiátricos antes do procedimento crédito: Nara Ferreira/EM/DA Press

CompartilharCompartilhar

A saúde mental ocupa um papel central no tratamento da obesidade, especialmente nos casos que envolvem cirurgia bariátrica. Especialistas reunidos, nesta sexta-feira (30/5), no XXI Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica, realizado em Belo Horizonte, alertaram para a necessidade de investigar transtornos psiquiátricos antes do procedimento, monitorar o paciente no pós-operatório e garantir acompanhamento multidisciplinar.

O cirurgião do aparelho digestivo Denis Pajecki apresentou uma metanálise recente sobre abuso de substâncias após a cirurgia. Segundo ele, há uma incidência de cerca de 0,4% substâncias depois da cirurgia. Ele destacou, porém, que não há evidências de que todos os pacientes operados se tornem dependentes. “Existe realmente uma incidência, não é um risco como muitas vezes transparece ou a gente ouve, de que o paciente operado vai virar um alcoólatra”, afirmou. Para Denis, a chave está no diagnóstico de risco no pré-operatório e no cuidado contínuo no pós-operatório.

ARTIGOSRELACIONADOS

Getty Images

Estatinas podem estar ligadas a um risco menor de demência em diabéticos

03/09/2026
Mufid Majnun/Unsplash

Benzetacil: antibiótico tradicional não serve para curar qualquer doença

03/09/2026

O psiquiatra Adriano Segal, coordenador do Ambulatório de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, chamou atenção para a taxa de suicídio após a cirurgia, que, segundo ele, é rara, mas grave. Ele afirmou que a obesidade é uma doença multifatorial e destacou: “É necessário investigar transtornos psiquiátricos durante o tratamento da obesidade, bem como escutar o que o paciente fala antes de uma cirurgia bariátrica”.

A endocrinologista Silvana Pinheiro Neiva abordou o impacto do transtorno de compulsão alimentar (TCA) nos resultados da cirurgia. Segundo ela, o transtorno envolve episódios recorrentes de consumo de grandes quantidades de alimento em curto período, acompanhados por sensação de falta de controle. Ela explicou que não se trata apenas da quantidade, mas também do comportamento. “Comer mais rápido do que o normal, comer até se sentir desconfortavelmente cheio, comer grandes quantidades de comida sem a sensação de fome, comer sozinho com vergonha e ter um arrependimento, se sentir desgostoso em relação àquilo – são sinais para uma TCA”, enumera. 

Silvana destacou que a prevalência de TCA no Brasil é estimada em 4,7%, com variações entre estudos. Ela apontou que há uma associação importante com obesidade e outras comorbidades, e reforçou que “nem todo paciente com TCA tem um quadro de obesidade, nem todo paciente que tem obesidade vai ter TCA”.

Quantidade de comida 

Um estudo apresentado no congresso acompanhou 281 pacientes por até cinco anos após a cirurgia. Inicialmente, 32% tinham diagnóstico de TCA. Esse número caiu no primeiro ano, mas voltou a crescer, chegando a 27% após cinco anos. Em outro estudo, com acompanhamento de dez anos, a incidência de TCA caiu de 43,7% para 23,9%, mas 9% dos casos eram novos diagnósticos no pós-operatório.

Os especialistas alertaram para o ganho de peso recorrente que está associado ao ressurgimento de transtornos psiquiátricos e piora na qualidade de vida. Eles ressaltaram ainda a dificuldade de diagnosticar TCA no pós-operatório, já que os critérios tradicionais, como a ingestão de grandes volumes, deixam de ser aplicáveis. “Após a cirurgia bariátrica, a injeção de grandes volumes de comida torna-se fisicamente limitada. Então, o critério de quantidade de alimento para o diagnóstico é bastante questionável”, disse Silvana.

A endocrinologista Priscilla Gil reforçou que outros comportamentos, como “grazing” – hábito de beliscas pequenas porções de comida, e episódios de comer emocional, precisam ser identificados. “O subdiagnóstico ou manejo inadequado do TCA pode influenciar de forma adversa o resultado da cirurgia bariátrica”, afirmou.

Os especialistas concluíram que é necessário usar instrumentos de avaliação validados e buscar padronizar os critérios diagnósticos nos estudos e ambulatórios. Além disso, destacaram a importância do tratamento individualizado e multidisciplinar, que combine acompanhamento médico, psicológico e psiquiátrico, para melhorar os resultados e a qualidade de vida dos pacientes.

Anterior

COP30 será palco para Brasil promover minerais raros e captar recursos

Próximo

Obesidade impacta fertilidade e gravidez, apontam especialistas

Próximo
As curvas de ganho de peso gestacional para mulheres com obesidade são diferentes das recomendações internacionais
crédito: flickr Wutthichai Charoenburi

Obesidade impacta fertilidade e gravidez, apontam especialistas

LEIA TAMBÉM

Palmas

Jimmy Ogro abre Cozinha Show com receita que une carne suína e pequi

03/09/2026
Tocantins

Programação cultural gratuita no Festival Celebra Sesc 80 anos; confira os detalhes

03/09/2026
Tocantins

Procon Tocantins notifica BRK por desabastecimento e alterações na qualidade da água em Natividade

03/09/2026
Política

Em Colinas, deputado constituinte Pastor Jurandir declara apoio a Vicentinho

03/09/2026
Política

Ao lado de Vicentinho, Luxemburgo intensifica diálogo com a população em Guaraí e Colinas

03/09/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Segurança

Setembro Amarelo: Escola Superior de Polícia alinha programa para valorização da vida e saúde mental dos servidores

03/09/2026
Política

Ex-prefeitos Ildislene e Valtinho mudam de lado em Caseara e passam a apoiar Vicentinho

03/09/2026
Segurança

Guarda Metropolitana prende homem por violência doméstica no Setor Taquari

03/09/2026
Palmas

Consultório na Rua leva saúde e cidadania a pessoas em situação de rua em Palmas

03/09/2026
Palmas

Por meio de votação digital, público ajudará a escolher os melhores pratos do concurso gastronômico

03/09/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Setembro Amarelo: Escola Superior de Polícia alinha programa para valorização da vida e saúde mental dos servidores
  • Ex-prefeitos Ildislene e Valtinho mudam de lado em Caseara e passam a apoiar Vicentinho
  • Guarda Metropolitana prende homem por violência doméstica no Setor Taquari

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Rozeane
 Feitosa/Governo do Tocantins

Setembro Amarelo: Escola Superior de Polícia alinha programa para valorização da vida e saúde mental dos servidores

03/09/2026

Ex-prefeitos Ildislene e Valtinho mudam de lado em Caseara e passam a apoiar Vicentinho

03/09/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.