Servidores do Sistema Socioeducativo participaram de um curso sobre “Comunicação assertiva como meio de gestão de conflitos nas relações interpessoais”. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional do Sistema Socioeducativo, visou aprimorar a comunicação dos agentes promovendo uma gestão eficaz dos conflitos nas relações interpessoais e no ambiente de trabalho.
As edições do curso aconteceram em Araguaína, no dia 13 de maio, em Gurupi, no dia 23 de maio, e em Palmas, no dia 27 de maio. Na capital, o evento foi realizado na Uninassau, com programação durante todo o dia. Durante a formação, os participantes exploraram a compreensão da assertividade, o desenvolvimento da expressão clara, a superação de barreiras comunicacionais, a aplicação da escuta ativa, da empatia e a reflexão sobre a comunicação não violenta.
A formação foi ministrada pela mediadora de conflitos judiciais e extrajudiciais pelos Tribunais de Justiça do Tocantins (TJTO) e do Distrito Federal (TJDFT), Liliane de Moura Borges. Além de coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Superendividado (NAS) do Procon-TO.
Comunicação Assertiva
O curso abordou os fundamentos da comunicação assertiva, superação de barreiras comunicacionais, escuta ativa, empatia e a aplicação da Comunicação Não Violenta (CNV) na gestão de conflitos. A metodologia incluiu exercícios práticos e momento de reflexão para planejamento da aplicação dos conhecimentos no cotidiano.
A gerente da Escola, Ediclea Lopes Araújo, destacou o foco da ação. “A capacitação com foco na temática Comunicação Assertiva faz parte das estratégias contínuas de formação e valorização dos profissionais que atuam na execução das medidas socioeducativas no Estado. Teve como objetivo principal fortalecer as habilidades comunicativas dos servidores, promovendo uma atuação mais eficaz, respeitosa e alinhada aos princípios da administração pública e às diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase)”.