As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começam nesta segunda-feira (26) e podem ser feitas até o dia 6 de junho.
Uma das novidades desta edição, cujo edital foi divulgado pelo Ministério da Educação na última sexta-feira (23), é a pré-inscrição automática para alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública.
Como funciona a pré-inscrição automática
Os estudantes regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas deverão acessar a Página do Participante durante o período estabelecido para as inscrições e confirmar os dados pessoais. Também será preciso selecionar a opção de línguas (inglês ou espanhol) que desejam em sua prova.
Os estudantes de 1º e 2º ano e os candidatos que já concluíram o Ensino Médio, mesmo tendo estudado em escolas públicas, terão de preencher a inscrição e a solicitação.
Além da pré-inscrição, os matriculados no 3° ano do Ensino Médio em escolas públicas já têm garantida a isenção da taxa de inscrição no exame nacional. Os demais terão de pagar o valor de R$ 85.
Provas
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Nesses municípios, por causa da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), os exames serão aplicados nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.