quarta-feira, 21 de maio de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Esportes

Ruptura do tendão de Aquiles: o que é a lesão que pode tirar Jayson Tatum da NBA por até um ano

Astro ficou fora da reta final dos playoffs por lesão que é considerada "desafiadora" para jogadores de basquete

ge por ge
21 de maio de 2025
em Esportes
Tempo de leitura: 6 minutos
A A
Ruptura do tendão de Aquiles: o que é a lesão que pode tirar Jayson Tatum da NBA por até um ano

Jayson Tatum sente dor após romper o tendão de Aquiles — Foto: Elsa/Getty Images

CompartilharCompartilhar

Com o tendão de Aquiles do calcanhar direito rompido, o astro Jayson Tatum foi ausência nos jogos decisivos das semifinais da Conferência Leste da NBA, marcada pela eliminação do Boston Celtics diante do New York Knicks. Os Knicks enfrentam o Indiana Pacers nesta quarta-feira (21), às 21h, no primeiro jogo das finais da conferência. Tatum precisou passar por cirurgia para reparar a contusão e deve ficar fora das quadras por um longo período, que pode se estender a um ano ou mais. Saiba mais detalhes sobre essa grave lesão nesta matéria do Eu Atleta.

O que é o tendão de Aquiles?

A priori, é preciso entender a importância do tendão de Aquiles. Também conhecido como tendão calcâneo, ele é o mais forte e espesso do corpo humano, ligando os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. Essa estrutura permite que os músculos superficiais posteriores da perna flexionem o pé, sendo responsável pela estabilização da articulação do tornozelo.

ARTIGOSRELACIONADOS

Copa do Mundo de Clubes: Fifa ajusta datas da janela extra, e todos os clubes serão beneficiados

Copa do Mundo de Clubes: Fifa ajusta datas da janela extra, e todos os clubes serão beneficiados

21 de maio de 2025
Torcedores espanhóis são condenados à prisão após racismo contra Vini Jr.

Justiça espanhola confirma condenação inédita por crime de ódio contra Vini

21 de maio de 2025

O tendão de Aquiles tem um papel essencial na locomoção e no equilíbrio, sendo ativado em praticamente toda atividade que envolve os membros inferiores. É fundamental para esportes e atividades físicas, pois entra em ação ao andar, correr, saltar ou mudar de direção.

Ruptura do tendão de Aquiles

Mesmo sendo o tendão mais forte do corpo, o tendão de Aquiles é o que mais sofre rupturas no membro inferior. A lesão ocorre quando ele é submetido a uma força ou estresse maior do que pode suportar, como em movimentos bruscos, mudanças rápidas de direção, torções no tornozelo ou contrações intensas dos músculos da panturrilha.

Jayson Tatum, que tem 27 anos, rompeu o tendão de Aquiles na reta final do quarto jogo das semifinais da Conferência Leste, no último dia 12, quando o Boston Celtics foi derrotado pelo New York Knicks por 121 a 113. Ao tentar disputar uma bola, ele tentou pegar impulso com o pé direito, que estava de apoio, quando sentiu uma dor e imediatamente caiu no chão. O jogador precisou de ajuda para deixar a quadra e saiu do ginásio em uma cadeira de rodas.

– A ruptura do tendão de Aquiles ocorre de forma traumática em adultos jovens e atletas, e pode ocorrer de forma degenerativa em pessoas idosas ou com problemas sistêmicos. Apesar de o tendão suportar uma carga muito forte, quando há um movimento brusco, mudança de direção ou contração muito rápida, essa lesão pode acontecer. É uma lesão de gravidade importante, e em atletas e adultos jovens, o tratamento é exclusivamente cirúrgico – explica Celso Cruz, médico ortopedista do Hospital Ortopédico da AACD.

Normalmente, a ruptura do tendão de Aquiles é marcada por um estalo no local da lesão, seguido por muita dor. Um exame de ressonância magnética pode confirmar a ruptura, que pode ser classificada em quatro graus. A grande maioria dos casos requer tratamento cirúrgico, que pode ser feito de diferentes formas:

  • Cirurgia aberta: técnica mais tradicional, em que o cirurgião faz um corte maior na parte de trás do tornozelo para acessar o tendão com clareza.
  • Cirurgia percutânea: técnica menos invasiva, realizada por pequenas incisões na pele. Usa instrumentos especiais para unir o tendão sem abrir totalmente o local. Além de permitir uma recuperação mais rápida, reduz o risco de infecção e preserva os tecidos ao redor.

Tatum passou por cirurgia ainda na última semana, um dia depois de ter a lesão confirmada. Nos últimos anos, a operação percutânea tem sido adotada com maior frequência para atletas e pessoas mais jovens. O Boston Celtics não deu detalhes sobre o procedimento realizado, mas indicou que foi um sucesso e que o astro já está em processo de recuperação.

Recuperação

Após a cirurgia, a fase inicial de recuperação exige descanso, imobilização do local e uso de muletas para evitar complicações.

– O importante na cirurgia de tendão de Aquiles é um repouso inicial, para que ocorra boa cicatrização da pele e dos tecidos abaixo dela. É necessária uma imobilização nas primeiras semanas para que essa cicatrização aconteça sem problemas – explica Celso Cruz.

Segundo o médico, o paciente não pode colocar peso no pé operado nas primeiras semanas. A partir do segundo mês, a fisioterapia é intensificada, com foco na redução do inchaço, na recuperação do movimento e no fortalecimento da musculatura da perna. No terceiro mês, o atleta já pode andar sem auxílio, mas o retorno ao esporte ainda está distante.

– A prática esportiva é postergada, com retorno entre nove a 12 meses, dependendo do tipo de lesão e da cirurgia realizada, principalmente em um atleta de alto rendimento – diz o ortopedista.

A imprensa norte-americana divulgou que Tatum deverá ficar afastado entre oito e nove meses, o que significaria um retorno entre janeiro e março de 2026. Nesse cenário, ele perderia boa parte da próxima temporada e voltaria a tempo dos playoffs.

Lesão desafiadora

A ruptura do tendão de Aquiles é considerada “devastadora” em atletas de alto rendimento e está entre as lesões mais desafiadoras para jogadores da NBA.

Um estudo médico publicado em 2013 analisou 18 jogadores da liga que sofreram ruptura completa do tendão de Aquiles entre 1988 e 2011 e identificou que sete deles nunca voltaram às quadras. Os atletas que retornaram perderam, em média, 56 jogos e apresentaram queda de desempenho nas duas primeiras temporadas após o retorno.

Um estudo mais recente, publicado em 2024 na revista Orthopaedic Journal of Sports Medicine, examinou 45 jogadores da NBA que romperam o tendão de Aquiles entre 1990 e 2023. Constatou que cerca de 22% não conseguiram retornar. Dos que voltaram, apenas 27,03% atingiram o nível de desempenho anterior.

Existem poucas histórias de sucesso após esse tipo de lesão. Kobe Bryant sofreu a ruptura em abril de 2013, aos 34 anos, e retornou cerca de oito meses depois. No entanto, disputou apenas seis jogos antes de sofrer uma fratura na tíbia do joelho esquerdo. Com o declínio físico, ele se aposentou em 2016.

Outro astro da NBA que passou por essa lesão foi Kevin Durant, durante as Finais de 2019, aos 30 anos, quando jogava pelo Golden State Warriors. Ele ficou fora durante toda a temporada 2019/2020 e só voltou às quadras 18 meses depois, em dezembro de 2020.

Apesar do longo afastamento (que também envolveu a pandemia de Covid-19), Durant retomou seu alto nível. Meses após o retorno, liderou os Estados Unidos à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, sendo eleito o MVP da competição. Também participou dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 – assim como Tatum –, onde conquistou seu quarto título olímpico.

Tatum foi MVP do All-Star Game da NBA em 2023, MVP das Finais da Conferência Leste em 2022 e um dos líderes dos Celtics na conquista do título da NBA em 2024. Apesar de a ruptura do tendão de Aquiles ser uma lesão grave, Celso Cruz acredita que o ala poderá retornar ao alto rendimento.

– A ruptura do tendão, como de qualquer outro tecido mole do corpo humano, quando reparada e cicatrizada, é preenchida por um tecido fibroelástico chamado fibrose. A região operada não volta a ser exatamente a mesma, mas, com as técnicas cirúrgicas modernas, o indivíduo pode voltar à prática desportiva de alto nível após o período de recuperação – afirma o médico.

Anterior

Copa do Mundo de Clubes: Fifa ajusta datas da janela extra, e todos os clubes serão beneficiados

Próximo

Vacina da gripe aviária fura a fila e vira prioridade para Anvisa

Próximo
Vacina da gripe aviária fura a fila e vira prioridade para Anvisa

Vacina da gripe aviária fura a fila e vira prioridade para Anvisa

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Governo promete convocar novos auditores agropecuários; ouça o comentário

21 de maio de 2025
Entretenimento

Bruna Biancardi e Amanda Kimberlly mostram fotos de filhas com Neymar; veja

21 de maio de 2025
Entretenimento

Relembre momentos em que padre Fábio de Melo falou sobre saúde mental

21 de maio de 2025
Entretenimento

Longe da TV, Isabelle Drummond dirige curta no Rio; veja fotos

21 de maio de 2025
Tocantins

Deputada Janad Valcari propõe título de Cidadã Tocantinense à Dra. Clélia Motta, ginecologista pioneira na capital

21 de maio de 2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Procon Tocantins encontra variação de até 101% nos preços das carnes em Araguaína

21 de maio de 2025
Saúde

Governo do Tocantins entrega novos equipamentos para o Hospital Regional de Araguaína

21 de maio de 2025
Tocantins

SSP-TO e Sindicatos articulam proposta de mudança na legislação quanto à idade mínima para aposentadoria de policiais mulheres

21 de maio de 2025
Educação

Reciclagem é tema de palestra a alunos da Escola Municipal Luzia Tavares

21 de maio de 2025
Segurança

Em Lagoa da Confusão, Polícia Civil cumpre mandado de prisão e prende homem por posse irregular de munições

21 de maio de 2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Procon Tocantins encontra variação de até 101% nos preços das carnes em Araguaína
  • Governo do Tocantins entrega novos equipamentos para o Hospital Regional de Araguaína
  • SSP-TO e Sindicatos articulam proposta de mudança na legislação quanto à idade mínima para aposentadoria de policiais mulheres

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Procon Tocantins encontra variação de até 101% nos preços das carnes em Araguaína

Procon Tocantins encontra variação de até 101% nos preços das carnes em Araguaína

21 de maio de 2025
Governo do Tocantins entrega novos equipamentos para o Hospital Regional de Araguaína

Governo do Tocantins entrega novos equipamentos para o Hospital Regional de Araguaína

21 de maio de 2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.