Na manhã deste domingo, 18, a Praça do Estudante, no setor Pouso Alegre, em Paraíso, foi o ponto de encontro para centenas de participantes do Treinão Maio Laranja, evento que marcou o Dia D da Campanha Maio Laranja em Paraíso do Tocantins. A ação, promovida pela Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, de Habitação e da Mulher, teve início às 6h30 e reuniu mais de 400 inscritos em uma mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
O evento, de caráter esportivo e social, teve como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância de enfrentar essa grave violação de direitos. A programação incluiu uma caminhada de 3 Km e corrida com percursos de 5 e 7kms, roda de capoeira e aulão de dança. Todos os participantes inscritos receberam medalhas e puderam repor as energias com uma mesa de frutas preparada especialmente para a ocasião.
A primeira- dama do município, Drª Carol Falcão, que na ocasião representou o prefeito de Paraíso, Celso Morais, reforçou a importância do evento e destacou que o Maio Laranja é um chamado à responsabilidade de todos os setores da sociedade.
A secretária municipal de Assistência Social, Habitação e da Mulher, Thaís Helena Lima Andrade, ressaltou a relevância da mobilização. “A sociedade precisa estar atenta, sensível e comprometida com a proteção das nossas crianças e adolescentes. A violência sexual, muitas vezes silenciosa, exige de todos nós vigilância e ação. O Treinão Maio Laranja é uma forma de chamar a atenção e mostrar que, juntos, podemos fazer a diferença, informando, prevenindo e acolhendo”.
A gestora da pasta acrescentou que a secretaria busca o fortalecimento da rede de proteção às crianças e adolescentes, e conta com o apoio dos parceiros para que todos sejam multiplicadores dessa campanha. O Treinão Maio Laranja reforça a importância do engajamento comunitário e institucional na prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual infantil, lembrando que o cuidado com os mais vulneráveis deve ser constante e permanente.
Acolher
Na última quarta-feira, 14, o prefeito Celso Morais abriu oficialmente a Campanha Maio Laranja, com o tema Respeite Minha Infância, Meu Corpo é Meu Tesouro, em evento realizado na Câmara de Vereadores da cidade, que contou com apresentação do Coral do Projeto Acolher, palestras e discussões abordando o tema.
Na ocasião, o Chefe do Executivo de Paraíso anunciou a construção da sede definitiva do Acolher, um projeto administrado pela Prefeitura de Paraíso que é desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, da Habitação e da Mulher, através do CRAS Pouso Alegre, para complementar o trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi).
O Projeto Acolher, que funciona no setor Vila Regina, região Sul de Paraíso, oferta à comunidade atividades de dança, música, capoeira e cursos de formação profissional.
Maio Laranja
A ação integra a programação do Maio Laranja, mês dedicado ao enfrentamento da violência sexual infantojuvenil. O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, essa data foi definida por uma Lei Federal, e lembra um violento crime sexual que aconteceu na cidade de Vitoria – ES, contra uma menina de 8 (oito) anos e os criminosos nunca foram responsabilizados. A campanha tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger crianças e adolescentes contra qualquer tipo de violência sexual.