segunda-feira, 30 de março de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Agricultura e Pecuária

Apesar de trégua na guerra tarifária, diplomacia brasileira vê cenário conturbado nas relações comerciais

Idas e voltas na negociação dos EUA com a China abrem oportunidades para o Brasil, mas também mostra a importância da diversificação de mercados

Globo Rural por Globo Rural
17/05/2025
em Agricultura e Pecuária
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Brasil era visto pelas autoridades dos EUA como um país problemático — Foto: Getty Images/Canva

Brasil era visto pelas autoridades dos EUA como um país problemático — Foto: Getty Images/Canva

CompartilharCompartilhar

A trégua temporária na guerra tarifária entre Estados Unidos e China ainda não foi capaz de garantir estabilidade e previsibilidade nas relações comerciais do Brasil com o resto do mundo. O cenário é visto como conturbado pela diplomacia brasileira, que tenta negociar com os parceiros para evitar impactos mais agudos ao país. A incerteza econômica, agravada pela “gangorra tarifária” norte-americana, nubla as previsões de analistas de mercado sobre os efeitos de toda turbulência sobre o agronegócio.

“A questão da previsibilidade é mais urgente. [A trégua] melhorou, em patamar um pouco menos incrível que o anterior, de 145% de tarifa. Mas 30% [de taxa aplicada à China] é enorme também. Apesar de toda pirotecnia, de tarifas que sobem muito e descem muito, é um patamar difícil e complicado. Temos um momento ainda muito conturbado”, afirmou o embaixador Fernando Pimentel, diretor do Departamento de Política Comercial do Itamaraty, durante o 3º Congresso da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho), em Brasília, na última quarta (14).

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Fundação Solidaridad

Soja sobe em Chicago puxada pela alta do petróleo

30/03/2026
Foto: Wenderson Araujo/CNA

Café recua em Nova York com expectativa de safra recorde no Brasil

30/03/2026

Os diplomatas brasileiros conseguiram avanços nas conversas com os Estados Unidos para reverter uma ideia verbalizada até por Donald Trump na largada no tarifaço. “O Brasil sempre aparecia no campo dos países-problema, sempre estava na cabeça das autoridades norte-americanas como país problemático”, explicou.

Após um processo de conversa e convencimento, com troca de informações para tentar “virar essa agulha”, o Brasil ficou com a tarifa menos, de 10%. “Não é nada para se comemorar, é um aumento histórico das tarifas, mas é melhor do que 22% ou trinta e poucos”, disse. Na negociação, o Itamaraty reiterou que os Estados Unidos têm superávit comercial com o Brasil.

Ana Lúcia de Paiva Viana, adida agrícola do Brasil em Washington, disse que a “gangorra” das tarifas, com elevações e cortes sucessivos, causa instabilidade na política externa comercial americana, que tem sido “muito agressiva e muito volátil”, disse em participação virtual no evento.

“Os norte-americanos estão muito focados no ‘America first’ (América em primeiro lugar) em todas as discussões, negociações e conversas que temos tido com os membros do governo americano”, apontou. “Em mais de 100 dias de governo, não existe certeza, está tudo muito incerto em relação ao comportamento com os grandes parceiros comerciais, e as tarifas ainda vão impactar no comércio de alimentos”, acrescentou.

Ela disse que as idas e voltas na negociação dos Estados Unidos com a China abrem oportunidades para o Brasil, mas que a guerra tarifária mostra a importância da diversificação de mercados. “É importante para diminuir a dependência dos Estados Unidos e da própria China”, avaliou.

Glauco Bertoldo, adido agrícola brasileiro junto à União Europeia em Bruxelas, disse que as medidas de Trump fizeram os europeus olharem com mais carinho para o acordo com o Mercosul e que ainda depende de revisão e ratificação. “No decorrer dos dias, a situação traz muita instabilidade. O desenrolar dessa intenção europeia de se aproximar do Mercosul depende muito ainda de como vai avançar a negociação com os Estados Unidos”, afirmou.

O embaixador Fernando Pimentel disse que a “incerteza é a nota principal do comércio internacional” e a “proliferação” de medidas unilaterais, como aumentos desregrados de tarifas, são resultado da fragilização de organismos multilaterais e das regras globais de comercialização. Na visão dele, é preciso se preparar para um mundo “mais rude” e apostar no maior engajamento bilateral com grandes parceiros.

Analistas de mercado ressaltam a incerteza do ambiente macroeconômico de acordo com as mexidas no tabuleiro de xadrez norte-americano. Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos, disse no evento que a principal reclamação contra as tarifas partiu de dentro dos Estados Unidos.

“A ideia de atacar a China fechando as barreiras comerciais saiu pela culatra. Percebeu-se que empresas americanas precisam mais dos produtos chineses do que o inverso”, disse no evento. “Não só os Estados Unidos se mostraram o maior perdedor da guerra como o Brasil passou a ser um dos vencedores percebidos dessa guerra comercial”, opinou.

A consequência de todo o processo tarifário e de incertezas globais, disse Megale, é a desconfiança do mercado nos Estados Unidos e o risco de recessão no país nos próximos trimestres. “Recessão nos Estados Unidos é problema para o resto do mundo”, afirmou.

Para ele, o nível de incerteza na economia é relativamente elevado, mas o Brasil, na comparação com o resto do mundo, está bem. “O Brasil pode se beneficiar por conta da demanda da China, porque vende produtos essenciais ao mundo e essa demanda tende a crescer, porque é relativamente fechado para manufaturas e não sofre tanto com a guerra comercial”, apontou Megale. “No tabuleiro de mercado, o Brasil é visto hoje como um país que tem relativamente a outros emergentes mais segurança e mais previsibilidade”, observou.

No mesmo evento, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse que apesar de não ser alvo principal dos Estados Unidos, o Brasil precisa manter o diálogo com os norte-americanos. “O caminho é diálogo e negociação para poder avançar ainda mais”.

Anterior

“Todo tortinho”: secretário na Grande SP é demitido por falas capacitistas

Próximo

Operação Caminhos Seguros: Polícia Civil realiza ações de conscientização e fiscalização em Combinado

Próximo
Integrantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente realizaram uma caminhada pelas ruas da cidade - Divulgação PC/TO

Operação Caminhos Seguros: Polícia Civil realiza ações de conscientização e fiscalização em Combinado

LEIA TAMBÉM

Segurança

Polícia Militar do Estado do Tocantins apreende arma de fogo e detém dois indivíduos em Palmas

30/03/2026
Segurança

Polícia Militar desarticula garimpo ilegal no Rio Manuel Alves durante Operação “São José D’Ouro”

30/03/2026
Segurança

Duplo homicídio no TO revela histórico de tensão, ameaças e disputa agrária

30/03/2026
Entretenimento

BBB 26: Tadeu reage após ser chamado de “safado” por Juliano Floss

30/03/2026
COLUNA DO LEAL

Recolhimento de entulhos, galhadas e etc… os dois lados da moeda em uma cidade pequena

30/03/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Saúde

Alterações na respiração podem explicar a hipertensão. Entenda

30/03/2026
Esportes

Botafogo x Internacional: venda para sócios-torcedores começa nesta 5ª, às 12h

30/03/2026
Educação

Tiro de Guerra realiza palestra e atividade prática sobre Corrida de Orientação no Câmpus de Miracema

30/03/2026
Agricultura e Pecuária

Soja sobe em Chicago puxada pela alta do petróleo

30/03/2026
Agricultura e Pecuária

Café recua em Nova York com expectativa de safra recorde no Brasil

30/03/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Alterações na respiração podem explicar a hipertensão. Entenda
  • Botafogo x Internacional: venda para sócios-torcedores começa nesta 5ª, às 12h
  • Tiro de Guerra realiza palestra e atividade prática sobre Corrida de Orientação no Câmpus de Miracema

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Freepik

Alterações na respiração podem explicar a hipertensão. Entenda

30/03/2026
Wagner Meier/Getty Images

Botafogo x Internacional: venda para sócios-torcedores começa nesta 5ª, às 12h

30/03/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.