O preços do boi gordo praticado nas principais praças pecuárias de São Paulo registrou queda de R$ 3 nesta segunda-feira (12/5) com a arroba a prazo negociada em média a R$ 315 em Barretos e Araçatuba, segundo levantamento da Scot consultoria.
Apesar dos resultados recordes das exportações este ano, o mercado tem sido pressionado pela menor demanda doméstica. A perspectiva, segundo os analistas, é de que os preços sigam em queda caso o consumo interno não melhore.
“O cenário em maio normalmente é de preços pressionados porque a oferta de bovinos para este período é maior, com a finalização de safra de animais terminados a pasto”, destaca o analista da Scot, Pedro Gonçalves.
Segundo acompanhamento do Cepea, as escalas de abate da indústria chegam a três semanas em algumas regiões do país, corroborando com a pressão de baixa da arroba. Já do lado da oferta, os pecuaristas continuam limitando as vendas, mas sem sucesso.
“Contando com animais de contratos, parte dos frigoríficos não pressiona para fechar negócios no balcão, além do que as vendas da carne no atacado não sinalizam maior demanda”, destaca o Cepea.