Está em produção o documentário “Miracema – O Tempo é Agora”, um curta-metragem de 15 minutos que propõe um olhar sensível e artístico sobre o cotidiano da primeira capital do Tocantins. O filme é uma contrapartida cultural do projeto “Revitalizando a Inusitada Produções”, contemplado no edital PNAB 2024, realizado pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – Ministério da Cultura.
Diferente de obras com viés institucional ou promocional, o filme busca capturar o ritmo da cidade e seus cenários mais marcantes — como o Rio Tocantins, as praças históricas, a movimentação urbana e os novos espaços que revelam as transformações de Miracema nos últimos anos.
O curta marca o retorno de Cássio Renato Cerqueira à produção de documentários, depois de assinar trabalhos como ‘S.O.S Rio Tocantins’, ‘Ocupa Filomena’ e o premiado ‘Ó Abre Alas – O Carnaval Tradicional de Miracema’.
“A ideia da obra nasceu como forma de testar os novos equipamentos adquiridos com o recurso do edital, mas rapidamente ganhou corpo como um projeto artístico com forte identidade local. Já tivemos uma experiência parecida em 2018, quando adquirimos nosso primeiro celular com gravação em alta definição e produzimos o vídeo Miracema em 4K, que, apesar de mostrar apenas cenas cotidianas da cidade, teve uma excelente aceitação entre os miracemenses, alcançando mais de 7 mil visualizações em poucos dias no YouTube. A diferença, agora, é que estamos utilizando uma câmera da linha cinema, com um processo operacional mais complexo e potencial estético muito superior”, ressalta Cássio.
Após o processo de filmagens e edição, o videodocumentário tem previsão de lançamento em junho, no canal da Inusitada Produções no YouTube.