Aconteceu nesta terça-feira, 08 de abril, parte da segunda etapa da Operação Páscoa, realizada pela Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com a realização de um dos testes laboratoriais de ensaios metrológicos dos ovos de chocolate.
Foi testada uma marca do produto de peso e tamanho diferente, coletadas em dois estabelecimentos comerciais do Tocantins. Nesta etapa, foram fiscalizados 26 ovos de chocolate e nenhum apresentou divergência durante a pesagem.
Como são os testes na Agência de Metrologia
Para a realização dos testes laboratoriais, são recolhidos ovos de Páscoa de diferentes tamanhos e formatos. Todos são pesados e registrados em balança própria da Agência de Metrologia Estadual, em perícias realizadas. Alguns testes contam com a presença de representantes das marcas, que acompanham os trabalhos da equipe técnica da AEM.
De acordo com o presidente da AEM, Ronan Dorneles de Sousa, “a agência atua de forma preventiva para eliminar possíveis irregularidades e para garantir ao consumidor as compras seguras. O nosso objetivo é assegurar que os produtos sejam comercializados dentro das normas e padrões legais”, destaca o presidente.
Ensaios laboratoriais visam atestar a pesagem informada e segurança para o consumido
Para a realização dos testes de pesos, os fiscais da Agência de Metrologia Estadual recolhem produtos das diversas marcas ofertadas ao consumidor e atendem à normativa do Inmetro de recolhimento de treze (13) unidades de cada produto para os ensaios laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta convite de todo o processo e trâmite legal.
O objetivo é averiguar a pesagem, a análise da quantidade descrita nas embalagens dos produtos e verificar se eles de fato correspondem ao conteúdo.