Na tarde desta quinta-feira, 13, o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Bruno Azevedo, juntamente com a diretoria da Polícia Civil, recebeu em seu gabinete, delegadas e delegados que atuam nas Delegacias de Atendimento à Mulher em Palmas e no interior do Estado.
O encontro teve por objetivo debater estratégias para a criação de uma Diretoria Estadual Especializada a fim de padronizar o Atendimento à Mulher e Vulneráveis, fortalecendo o atendimento em toda a rede de proteção a esse grupo a nível estadual, de forma integrada e mais humanizada.
Durante o encontro, os delegados trouxeram algumas demandas que fazem parte do dia a dia do funcionamento das unidades especializadas e apresentaram resultados obtidos durante os últimos meses.
Na ocasião, o gestor da SSP/TO, parabenizou as delegadas Sarah Lilian e Ana Maria Varjal, da DEAM Araguaína, pela homenagem que ambas receberam na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira.
Bruno Azevedo ouviu atentamente as demandas e prometeu analisar o pleito, juntamente com o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira. Ele também demonstrou sensibilidade quanto ao pedido apresentado e se comprometeu a levá-lo à apreciação do governador Wanderlei Barbosa, a fim de dar uma resposta satisfatória no que diz respeito à criação e implantação da nova Diretoria, pois entende ser de fundamental importância, a implantação desse novo órgão para a otimização do atendimento prestado pelas delegacias especializadas em todo o Estado.
“A criação dessa nova diretoria está em perfeita sintonia com a política da Segurança Pública, que é de fortalecer o trabalho desenvolvido pelas DEAMs de todo o Estado. Será mais uma ferramenta que, em muito auxiliará, nas investigações e no combate aos crimes praticados contra mulheres e vulneráveis e que estará totalmente integrado aos demais órgãos que compõem a rede estadual de proteção”, frisou o secretário.
Na mesma linha, a delegada Fernanda de Siqueira Correia, titular da 1ª DEAM de Palmas, ressaltou a importância do encontro e reafirmou o propósito da Segurança Pública e da Polícia Civil em apresentar propostas e ideias que possam ser viabilizadas para o enfrentamento à violência que atinge mulheres e vulneráveis. “Muito satisfeita com o resultado dessa reunião, na qual o secretário Bruno e o delegado-geral nos receberam e se comprometeram a levar adiante esse nosso pedido, que busca realmente melhorar o atendimento nas Delegacias Especializadas, com a capacitação de servidores, promovendo melhorias nos equipamentos e na estrutura física dos prédios que abrigam as DEAMs”, destacou a delegada.
A delegada Daniela Caldas, titular da 2ª DEAMV de Augustinópolis, avaliou a reunião como muito proveitosa, pois foram apresentadas propostas que visam, não somente a criação da nova Diretoria, mas também melhorias no atendimento prestado pelas especializadas que tem por benefício a população de todo o Estado. “É importante trazermos aqui ao conhecimento do nosso secretário e do delegado-geral, as demandas específicas das delegacias especializadas de proteção a mulheres e vulneráveis do Estado e promover a integração com os demais órgãos que atuam na proteção da mulher, da criança e do adolescente, sempre com a intenção de oferecer o melhor atendimento para essas vítimas”, pontuou.
O delegado-geral Claudemir Luiz Ferreira, também se mostrou favorável às demandas apresentadas pelos delegados e ressaltou a importância da criação da nova Diretoria. “Recebemos com muito entusiasmo, a demanda trazida pelos colegas que atuam nas Delegacias da Mulher e Vulneráveis de Palmas e de todo o Estado. Faremos o possível para viabilizar o atendimento do pedido, pois entendemos que a criação dessa diretoria trará melhorias ao atendimento ao público, beneficiando diretamente a população”, frisou.
Também estiveram presentes, o delegado Adriano Carrasco (DEAMV – Guaraí), a delegada Cinthia Miura (DEAM – Palmas Sul), a delegada Daíse Rodrigues (DEAM – Palmas Sul), o delegado Marivan da Silva Sousa (DEAM – Palma), e o delegado Roger Knewitz, assessor especial da Delegacia Geral da Polícia Civil.