terça-feira, 11 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Segurança

Em ação conjunta, Polícias Civis do Tocantins e do Pará prendem advogado acusado de ser reincidente em fraudes processuais

Além da prisão, a Justiça determinou a suspensão da inscrição na OAB e o bloqueio em sistemas processuais.

Ascom por Ascom
27/02/2025
em Segurança
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 12ª Delegacia de Polícia Civil de Augustinópolis, finalizou as investigações que resultaram no indiciamento do advogado R.A.F. pelos crimes de falsificação de documentos particulares e apropriação indébita.

O investigado foi preso nesta quarta-feira, 26, em Canaã dos Carajás (PA), pela Polícia Civil do Pará, por meio do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Tucuruí e da Delegacia de Canaã dos Carajás, em apoio à Polícia Civil do Tocantins.

ARTIGOSRELACIONADOS

Ao final da operação, oito motocicletas foram apreendidas. - Foto: Ascom 5ªCIPM

PMTO apreende oito motocicletas e interdita evento irregular que colocava público em risco em Aguiarnópolis

10/11/2025
O homem foi detido em cumprimento ao mandado de prisão e também foi autuado pelo crime de posse irregular de arma de fogo. - Foto: Ascom 7°BPM

PMTO prende foragido com mandado de prisão por homicídio e apreende armas em fazenda de Tabocão

10/11/2025

O delegado Jacson Wutke, responsável pelas investigações, destaca que o inquérito policial revelou que o advogado falsificou uma procuração e um comprovante de residência em nome de uma cliente ainda viva à época, possibilitando a continuidade indevida de um processo judicial.

Anos depois, já com a cliente falecida há mais de seis anos, ele firmou um acordo fraudulento e recebeu valores indevidamente, desviando recursos que pertenciam aos herdeiros da vítima

A fraude foi descoberta quando a instituição financeira, envolvida no processo, identificou a inconsistência nos documentos apresentados e comunicou o fato ao Judiciário, desencadeando a apuração pela Polícia Civil.

Durante as diligências, a Polícia Civil comprovou a falsificação dos documentos, obteve registros bancários do recebimento indevido dos valores e colheu depoimentos que confirmaram a prática criminosa, reforçando os indícios de autoria e materialidade.

Extenso histórico criminal e reincidência

O advogado já foi condenado por apropriações indébitas em um esquema criminoso que resultou no desvio de mais de meio milhão de reais de clientes, muitos deles idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.

No entanto, nessa ocasião, o Tribunal de Justiça reconheceu a prescrição da pretensão punitiva com base na pena em concreto, o que impediu a execução da condenação.

“Mas mesmo diante da situação, o advogado seguiu reincidindo. Recentemente, o Tribunal de Justiça confirmou outra condenação de sete anos de reclusão em um caso semelhante ao investigado agora. Ainda assim, ele continuou delinquindo, demonstrando absoluto desprezo pelas decisões judiciais”, ressaltou o delegado.

O modus operandi do advogado era sempre o mesmo: ele se valia da confiança que a profissão lhe conferia para fraudar documentos, induzir o Judiciário ao erro e desviar recursos de seus clientes, utilizando sua atuação profissional como um instrumento para a prática de crimes patrimoniais e contra a administração da Justiça.

Prisão preventiva e medidas cautelares

Diante do perigo concreto de reiteração criminosa, a Polícia Civil do Tocantins representou pela prisão preventiva do investigado, destacando que medidas cautelares alternativas já haviam sido aplicadas no passado, mas não surtiram efeito.

O Ministério Público acompanhou o pedido, enfatizando que o advogado já teve sua inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) suspensa, mas persistiu na prática dos crimes.

Com base nos robustos elementos probatórios apresentados pela Polícia Civil, o Poder Judiciário acolheu a representação e decretou a prisão preventiva do advogado.

Além da prisão, a Justiça determinou a suspensão definitiva da inscrição do investigado na OAB, vedando sua atuação profissional e assegurando que ele não utilize mais a advocacia como instrumento para a prática criminosa.

A decisão foi assinada pelo juiz Alan Ide Ribeiro da Silva, da Vara Criminal da Comarca de Augustinópolis, que fundamentou a necessidade da prisão preventiva na gravidade dos crimes, no risco de reiteração e na proteção da ordem pública.

Cumprimento da prisão no Pará 

A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Tucuruí e da Delegacia de Canaã dos Carajás, cumpriu o mandado de prisão preventiva do advogado na noite desta quarta-feira, 26, no município de Canaã dos Carajás (PA).

A operação foi realizada em apoio à Polícia Civil do Tocantins, que conduziu as investigações e formalizou o pedido de prisão preventiva junto ao Judiciário.

Além da prisão preventiva, a Justiça também impôs uma série de medidas cautelares para impedir que o advogado continue praticando crimes.

Para tanto, o Poder Judiciário determinou a comunicação imediata da decisão judicial a todos os Tribunais de Justiça do país, informando sobre a proibição expressa de que R.A.F. atue como advogado e tenha acesso aos sistemas processuais eletrônicos, como PJe, e-SAJ, PROJUDI e e-Proc.

“A advocacia é uma profissão nobre e essencial à Justiça. A grande maioria dos advogados, principalmente na Comarca de Augustinópolis, é formada por profissionais íntegros, éticos e responsáveis, que atuam de forma exemplar na defesa dos direitos de seus clientes. No entanto, quando alguém se aproveita do prestígio da profissão para cometer crimes, como fez o investigado, é fundamental que essa conduta seja rigorosamente investigada e reprimida. A prisão e a suspensão de sua inscrição na OAB são medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes e evitar que a imagem da classe seja manchada por aqueles que não respeitam a lei. É um recado claro de que não há espaço para esse tipo de comportamento no sistema de Justiça”, destacou o delegado. 

A autoridade policial ainda reforçou que “a ação coordenada entre as Polícias Civis do Tocantins e do Pará, aliada à atuação firme do Poder Judiciário, reforça o compromisso das instituições no combate à criminalidade e na proteção dos cidadãos, garantindo que o advogado não continue a fraudar processos judiciais e a se apropriar de valores pertencentes a seus clientes”.

Anterior

Em Brasília, Governo do Tocantins recebe Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública e adere à compra compartilhada de helicópteros

Próximo

Ciopaer/TO: Há 14 anos reforçando a segurança aérea e garantindo apoio fundamental às missões estaduais

Próximo
Missões do Ciopaer abrangem diversas frentes, desde incêndios florestais, apoio ao transplante de órgãos, transporte aeromédico e resgates - Divulgação SSP/TO

Ciopaer/TO: Há 14 anos reforçando a segurança aérea e garantindo apoio fundamental às missões estaduais

LEIA TAMBÉM

Saúde

Saúde do homem: médico lista 10 hábitos simples para pôr em prática

10/11/2025
Saúde

Estudo aponta que mortes por doenças crônicas diminuíram no Brasil

10/11/2025
Política

Lula deve ver Pacheco antes de anunciar ministro ao STF, diz líder

10/11/2025
Política

Líder do PT acusa Derrite de querer impedir atuação da Polícia Federal

10/11/2025
Política

Criticado por aliados, Nikolas diz sentir saudades de Bolsonaro

10/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Naturatins assume presidência do Conselho Consultivo do Mosaico do Jalapão no biênio 2026/2027

10/11/2025
Educação

Bibliotecas do Tocantins recebem acervos do PNLD em ação conjunta dos ministérios da Cultura e Educação

10/11/2025
Educação

Unitins leva delegação para a COP 30 e participa de agenda na Green Zone, Blue Zone e no Fórum de Integração da Amazônia Global

10/11/2025
Tocantins

Aleto discute ampliação da telefonia móvel em reunião com representantesda Anatel

10/11/2025
Segurança

PMTO apreende oito motocicletas e interdita evento irregular que colocava público em risco em Aguiarnópolis

10/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Naturatins assume presidência do Conselho Consultivo do Mosaico do Jalapão no biênio 2026/2027
  • Bibliotecas do Tocantins recebem acervos do PNLD em ação conjunta dos ministérios da Cultura e Educação
  • Unitins leva delegação para a COP 30 e participa de agenda na Green Zone, Blue Zone e no Fórum de Integração da Amazônia Global

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Naturatins, por meio da APA do Jalapão, assume a presidência do Conselho Consultivo do Mosaico do Jalapão para o biênio 2026/2027 - Foto: Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins

Naturatins assume presidência do Conselho Consultivo do Mosaico do Jalapão no biênio 2026/2027

10/11/2025
Livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) chegam às bibliotecas do Tocantins, renovando acervos e ampliando o acesso à leitura - Foto: Karla Rayane/Governo do Tocantins

Bibliotecas do Tocantins recebem acervos do PNLD em ação conjunta dos ministérios da Cultura e Educação

10/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.