domingo, 5 de julho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

Alcolumbre e Motta tentarão neutralizar aliança de Lula com STF

Aliados dos novos presidentes das Casas avaliam que diferença de estilo entre Pacheco e Lira acabou por fragilizar a defesa do Congresso perante o avanço do Executivo e do Judiciário

por CNN
03/02/2025
em Política
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reunido com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) • Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/ Reprodução: Flickr

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reunido com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) • Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/ Reprodução: Flickr

CompartilharCompartilhar

Interlocutores do novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), apontam que o grande fato novo deste recém-eleito comando do Congresso Nacional será uma união de forças entre as duas casas para tentar neutralizar o que ambos consideram uma aliança politica do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal para fragilizar o Legislativo.

Seria uma mudança na rota da atual legislatura até agora, cujos ex-presidentes Rodrigo Pacheco e Arthur Lira tinham divergências quanto à agenda legislativa e, principalmente, com a postura em relação a Lula e ao STF. Pacheco se aproximou de ambos, enquanto cabia a Lira uma postura mais agressiva.

ARTIGOSRELACIONADOS

FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES @fabiovieirafotoru

Mais brasileiros são de direita do que de esquerda, diz Datafolha

04/07/2026
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

A 90 dias da eleição, direita rachada favorece Lula, que sofre pressão de tarifaço

04/07/2026

A diferença de estilo entre Pacheco e Lira, avaliam aliados de Alcolumbre e Motta, acabou por fragilizar a defesa do Congresso, perante o avanço do Executivo e do Judiciário, contra o controle das emendas parlamentares. A ideia é que os novos presidentes, unidos, façam uma defesa mais veemente da posição do parlamento sobre o assunto.

A união na largada terá, por princípio, a revisão de procedimentos adotados por Lira, que o Senado entende que saiu prejudicado, como o esvaziamento das comissões mistas para análise de medidas provisórias e o fim da prática da Câmara de anexar projetos do Senado a outro similares da Casa, fazendo com que o processo legislativo seja zerado e os deputados deem a palavra final na tramitação. Antes da eleição, ambos se reuniram e trataram desses assuntos.

Mas será na “guerra das emendas” que a união entre Alcolumbre e Motta deverá ser mais afinada.

Os próprios discursos de ambos no sábado sinalizaram isso.

Alcolumbre ressaltou que “o relacionamento entre os Poderes, embora seja regido pela Constituição e pela harmonia, tem sido testado por tensões e desentendimentos” e que “entre esses desafios, destaco a recente controvérsia envolvendo as emendas parlamentares ao orçamento, que culminou em debates e decisões e com o Supremo Tribunal Federal e o Poder Executivo”.

Na sequência, complementou que “é essencial respeitar as decisões judiciais e o papel do Judiciário em nosso sistema democrático, mas é igualmente indispensável respeitar as prerrogativas do Legislativo e garantir que este Parlamento possa exercer seu dever constitucional de legislar e representar o povo brasileiro”.

A fala de Motta também foi nesse caminho. Muito embora o governo Lula tenha lido as menções a Ulisses Guimarães e ao respeito à democracia como um gesto à esquerda, os aliados dizem que, ali, ele fez, na verdade, uma defesa do Congresso contra ditaduras em geral.

O que incluiria, segundo os interlocutores, também uma “ditadura do Judiciário”, termo muito utilizado pela oposição para se referir a forma como o STF toma decisões e interfere na atividade política e nas competências de outros Poderes.

A própria menção ao filme “Ainda Estou Aqui”, que trata do desaparecimento do deputado cassado Rubens Paiva, teve a ideia de sinalizar que um Congresso fragilizado significa uma democracia da mesma forma, na qual o primeiro a cair é o Legislativo, venha de onde vier a ditadura.

Nesse sentido, Motta mencionou, por exemplo, que a Constituição de 1988 tem viés parlamentarista e que apenas Executivo e Legislativo são governo no país.

“Ao contrário dos debates parciais, o parlamento jamais avançou em suas prerrogativas. Foi justamente o contrário. A vontade dos constituintes originários foi adiada por quase quatro décadas. E qual vontade era essa? Ninguém melhor para descrevê-la do que o próprio Ulysses Guimarães em seu histórico discurso de promulgação da Carta de 1988. Pontificou Ulysses: se a democracia é o governo da lei, não só ao elaborá-la, mas também para cumpri-la, são governo o Executivo e o Legislativo. Repito Ulysses: são governo o Executivo e Legislativo”, disse Motta.

Depois, ele deixou a ideia-força do discurso bem nítida, dizendo que “a praça (dos Três Poderes), sempre lembremos, é dos três e não de um, nem de dois Poderes. E quando não é dos três, não é a praça da democracia”.

E sugeriu que defende, sim, a transparência das emendas, mas que é preciso abrir esse debate para todos os Três Poderes.

“Sou a favor de uma radicalização quando falamos da transparência nas contas que são, por definição, públicas. Temos, hoje, tecnologias nas plataformas digitais capazes de acompanhar, em tempo real, cada centavo despendido por todos os Poderes. Por que este Parlamento, responsável que é pelo orçamento, como determina a Constituição, não oferecer à sociedade uma plataforma integrada de todos os Poderes – todos – para que os brasileiros e as brasileiras possam acompanhar todas as despesas em tempo real de todos os poderes? Transparência total de todos. A sociedade brasileira agradece”, afirmou.

Anterior

Após pesquisa, Tarcísio volta a dizer que não disputará presidência em 2026

Próximo

Presidente do México diz que tarifas de Trump terão “pausa” de um mês

Próximo
Presidente do México, Claudia Sheinbaum • 19/05/2024REUTERS/Quetzalli Nicte-Ha

Presidente do México diz que tarifas de Trump terão “pausa” de um mês

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Colheita de milho avança, mas segue atrasada em relação à safra passada

04/07/2026
Agricultura e Pecuária

Preço do boi gordo recuou na semana e deve seguir pressionado em julho

04/07/2026
Economia

Estatais federais lucram R$ 169,4 bilhões em 2025, alta de 45%

04/07/2026
Economia

Balança comercial tem superávit de US$ 9,8 bilhões em junho

04/07/2026
Economia

Quina 7056: confira os números sorteados nesta sexta (3/7)

04/07/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Em território indígena, Luxemburgo é recebido por caciques durante Festa do Peixe

04/07/2026
Tocantins

Miranorte: Dorinha acompanha recapeamento de vias e visita obras viabilizadas com recursos do mandato

04/07/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas realiza ação educativa para fortalecer o Protocolo ‘Não é Não’ durante temporada de praias

04/07/2026
Segurança

Concurso da PMTO é homologado e aprovados já podem ser convocados

04/07/2026
Segurança

Motociclista de 20 anos morre após acidente com outra moto em Palmas

04/07/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Em território indígena, Luxemburgo é recebido por caciques durante Festa do Peixe
  • Miranorte: Dorinha acompanha recapeamento de vias e visita obras viabilizadas com recursos do mandato
  • Prefeitura de Palmas realiza ação educativa para fortalecer o Protocolo ‘Não é Não’ durante temporada de praias

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Em território indígena, Luxemburgo é recebido por caciques durante Festa do Peixe

04/07/2026

Miranorte: Dorinha acompanha recapeamento de vias e visita obras viabilizadas com recursos do mandato

04/07/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.