Com muitas lesões na primeira etapa da partida que forçaram mexidas na equipe, o São Paulo foi derrotado pelo Talleres em sua estreia na Copa da Libertadores, na noite desta quinta-feira (4) por 2 a 1. A partida aconteceu no Estádio Mário Kemps, em Córdoba, na Argentina.
Depois de 18 dias sem jogos, o Tricolor comandado por Thiago Carpini pouco evoluiu e agora a pressão aumenta ainda mais sobre o treinador, que vive um momento de grande desconfiança por parte da torcida.
Os gols da partida foram marcados Ruíz Rodríguez e Rúben Botta do lado argentino. Luciano descontou para o Tricolor no segundo tempo. O São Paulo ainda tentou partir para o tudo ou nada na reta final da partida. Só que foi mais na base da vontade do que de maneira organizada.
Nem mesmo a entrada de James Rodríguez como titular foi capaz de transformar o São Paulo, que caiu para um rival que chega a oito jogos de invencibilidade na temporada.
Com o resultado, o Tricolor é o lanterna da chave, e o Talleres assume a liderança. Barcelona de Guayaquil e Cobresal estão empatados com um ponto na segunda e terceira posições, respectivamente.
Próxima partida
O São Paulo só volta a campo na próxima quarta-feira (10), às 21h30 (de Brasília), quando o time enfrenta o Cobresal, pela segunda rodada da Copa Libertadores. A partida acontece no MorumBis.
O jogo
James em ação
Pela primeira vez na temporada, o colombiano James Rodríguez foi titular no São Paulo. No começo do jogo, no entanto, o meia foi apenas um espectador.
Os primeiros minutos foram de um confronto de muito mais contato físico e marcação, distanciando-se do refino técnico do atleta.
Talleres começa melhor
Nessa disputa por cada espaço, o Talleres começou a se sentir melhor, adiantou a marcação no ataque e criou as primeiras chances.
Em uma delas, aos 15 minutos, Rafinha conseguiu bloquear o chute de Girotti no momento exato. Na dividida, no entanto, o lateral machucou a perna esquerda e saiu da partida para a entrada de Igor Vinícius.
James pede jogo
Com o São Paulo em dificuldade para avançar no campo e sem seu capitão, James recuou até a linha de defesa e passou a construir as jogadas. Nesse momento, o Tricolor começou a crescer, mas sofreu um baque logo em seguida.
Lucas sente lesão
Lucas, que vivia a sua estreia na Copa Libertadores, sentiu uma lesão, aparentemente muscular, na perna esquerda ao arrancar com a bola e foi substituído por Ferreira, aos 30 minutos.
São Paulo cresce
Mas, apesar das perdas de dois jogadores experientes, o São Paulo se sentiu mais à vontade no jogo. Livre da pressão inicial do Talleres, o Tricolor forçou uma inversão de papel.
Adiantou a marcação e viu o atacante André Silva ser um grande incômodo para os argentinos na saída de bola.
Nesse momento, a equipe teve mais posse de bola e pressionou, cada vez mais, o rival até que veio uma nova lesão.
Rato, terceiro machucado
O meia-atacante Wellington Rato não suportou uma dividida e saiu de campo mancando, com dores no tornozelo esquerdo. O técnico Thiago Carpini, então, decidiu arriscar demais e pagou um preço alto.
Talleres faz o gol
Para não perder a última janela de alteração com a bola rolando, o treinador tricolor decidiu segurar a substituição de Rato para o intervalo. Como consequência, viu o Talleres crescer com um homem a mais em campo.
Foram três chances criadas em sequência. Na última delas, Ruíz Rodríguez abriu o marcador, aos 50 minutos, e levou a vantagem para o intervalo.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Talleres foi letal. Logo aos sete minutos, Rubén Botta recebeu um lançamento, livrou-se de Arboleda e chutou no canto para fazer o segundo gol dos mandantes.
Tudo ou nada
Pressionado e com o time em baixa, Thiago Carpini partiu para as últimas substituições. Lançou Galoppo e Luciano em campo nas vagas de Alisson e James, que, apesar de um momento de buscar o jogo na etapa inicial, fez uma partida fraca.
Luciano traz esperança
A estratégia do treinador, enfim, deu certo. No primeiro lance da dupla que acabara de entrar, Galoppo acertou a trave. No rebote, Luciano completou para o gol, diminuindo a desvantagem aos 20 minutos da etapa final.
Luciano ainda protagonizou mais uma boa chance ao tentar finalizar por cima do arqueiro rival, que fez boa defesa.
Campo aberto
Na base do abafa, o São Paulo tentou se lançar ao ataque, mas também deixou o campo aberto para o rival. Por duas vezes, o Talleres chegou de maneira clara para definir o marcador, mas pecou na finalização.
O Tricolor, então, teve uma última chance com Arboleda defendida pelo goleiro Guido Herrera.
Talleres 2 x 1 São Paulo
Talleres-ARG
Guido Herrera; Benavídez, Juan Rodríguez, Catalán e Navarro; Portilla (Juan Portillo), Marcos Portillo (Galarza) e Ortegoza; Rubén Botta, Girotti (Bustos) e Ramón Sosa (Ruíz Rodríguez) (Mantilla).
Técnico: Walter Ribonetto.
São Paulo
Rafael; Rafinha (Igor Vinícius), Arboleda, Diego Costa e Welington; Pablo Maia, Alisson (Galoppo), Wellington Rato (Erick), James (Luciano) e Lucas (Ferreira); André Silva.
Técnico: Thiago Carpini.
Comentários sobre este post