Segue em ritmo acelerado a construção da sede própria da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Tocantins. O complexo deverá contar com modernos laboratórios para a realização dos ensaios metrológicos distribuídos em uma edificação de 1790,15m² de área construída total, em um terreno de 12.000,00m², com amplas instalações para atender as atividades de metrologia e avaliação de conformidade que são desempenhadas pela agência.
Ciente da importância da pasta para a sociedade, o Governo do Estado do Tocantins fez a doação de em amplo terreno ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Lei Nº 3.039/2015, para a sede da Agência de Metrologia.
Para a execução da obra, o custeio está sendo realizado pelo Inmetro, acompanhando o padrão e requisitos legais para a execução dos trabalhos fiscalizatórios e educativos da Agência de Metrologia.
Engajamento do time e gestão participativa
Visando o entrosamento dos servidores com o projeto e a participação em todo o processo, o presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, fez questão de levar todos os funcionários para visitar a obra. Organizados em setores, para não comprometer o andamento dos trabalhos, foram realizadas quatro visitas dos servidores da AEM à construção para conhecer melhor o complexo e para a definição da estrutura interna do projeto. “A nova sede irá proporcionar aos cidadãos tocantinenses a excelência na prestação de serviços, a ampliação de ações que visam beneficiar a sociedade e as relações de consumo e, também, é claro, a melhoria aos servidores com espaços adequados de trabalho para a equipe técnica e para a realização dos ensaios metrológicos”, informa o presidente Jerônimo Júnior.
Projeto visa sustentabilidade e estratégias bioclimáticas
A obra está sendo construída na Avenida NS 1, paralela à Av. Teotônio Segurado, em Palmas, na região sul, na quadra ACSU-SO 130, conjunto 2.
A concepção do projeto prioriza a sustentabilidade, propondo estratégias bioclimáticas para melhorar a eficiência energética, bem como a utilização da energia fotovoltaica.