Dois homens foram presos suspeitos de envolvimento com pesca ilegal no período da piracema, que ainda está em vigência. Eles têm 20 e 30 anos e estavam na Praia da Amizade, em Ipueiras, onde ocorreu o flagrante. Ao todo a polícia apreendeu 1,7 tonelada de pescado em oito freezers.
A Polícia Militar (PM) e equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) receberam uma denúncia relacionada a pesca ilegal no Rio Tocantins. Conforme as informações repassadas ao Naturatins, estariam sendo retirados do rio cerca de uma tonelada de pescados por semana. Um carro de frigorífico levava os pescados para fora do estado.
Agentes do Naturatins seguiram para o local e flagraram três homens em uma embarcação no píer da Praia da Amizade na quinta-feira (23). Um deles se jogou na água e conseguiu fugir. Os outros dois passaram pela abordagem policial e disseram que foram contratados pelo homem que fugiu. Os nomes deles não foram divulgados.
De acordo com a PM, dentro do barco havia materiais de pesca e embalagens utilizadas para armazenamento de pescado. Policiais do 5º Batalhão, de Porto Nacional, foram até um lugar apontado pelos suspeitos como espaço de armazenamento dos peixes.
Foram encontrados dois freezers recheados de peixes de diversas espécies, como piau, mapará, mandi-moela, barbado e outros. Em um local anexo ao espaço, a PM ainda apreendeu outros seis freezers que também continham pescados.
Também foram recolhidos aproximadamente 600 metros de rede de pesca, uma embarcação, um motor e um veículo.
Os objetos, o pescado e os dois suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Porto Nacional, onde os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime ambiental de pesca em época proibida.