O Natal dos tocantinenses foi temperado pelos ataques e contra-ataques entre o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB). Tudo começou quando a tucana foi às redes sociais na segunda-feira, 23, criticar a postagem de Wanderlei no Instagram — apagada rapidinha — em que ele aparecia numa rede e comendo peixe frito, depois ter acompanhado, com seu colega governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), o ministro do Transporte, Renan Filho, em vistoria à situação do local do acidente da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira.
PREFEITA DE 5 DIAS DE MANDATO
Wanderlei, então, foi ao programa ao SBT Tocantins e falou com o jornalista Léo Cândido para explicar o episódio e disparou contra Cinthia, a quem chamou de “a prefeita que tem cinco dias de mandato”. Ele disse que achou interessante a foto feita por um amigo e fez a postagem, “não com falta de respeito às vítimas que estão submersas, não com falta de respeito às pessoas do Tocantins”. “Eu trabalho todos os dias, cheguei de lá [local do acidente] à noite. Jantar, eu janto todos os dias, postando ou não”, afirmou o governador.
FALTA COM RESPEITO A MAIS DE 300 MIL PALMENSES
Em seguida, Wanderlei apertou o gatilho de sua metralhadora: “Agora me surpreende a prefeita que polemizou a respeito disso. Ela está faltando com o respeito com os mais de 300 mil palmenses quando ela deixa de fazer a coleta de lixo, quando ela deixa de limpar a cidade, quando ela tenta tomar dinheiro das escolas para fechar o ano, deixou de fazer o réveillon, deixou de fazer o Natal, e ela se apega num prato de comida que eu estava comendo após chegar de um longo dia de trabalho, de tristeza que eu posicionei na minha escrita na mensagem. Falei: ‘olha, após um dia triste, eu estou comendo um peixe aqui tirada pelo amigo Mauro. Só isso. O que isso agrediu alguém? Eu não falto respeito com ninguém”.
VERSÃO 1: FRACO PARA RECONHECER O ERRO
Cinthia, como era esperado, não encerrou o assunto por aí e voltou à carga. Primeiro com um post mais longo, que apagou rapidamente, em que dizia que (sem citar nome) o governador “sobe o tom porque é fraco o suficiente para reconhecer que errou e errou feio”. “Prova disso é que retirou o post do ar. Se está com a consciência tranquila e não errou? Por que retirou? Deve ser difícil conviver com escolhas infelizes como essa”.
ABISMO MORAL, INTELECTUAL E PESSOAL
Depois Cinthia foi mais para o pessoal: “Não aceito que me trate como trata ‘suas mulheres’ [sic]. Não dependo de você para nada, e há um abismo moral, intelectual e pessoal que nos separa, e em seu desfavor.Você não diria na minha presença, 30 segundos dos 10 minutos que se dedicou a falar livremente resguardado pela tela da TV”.
VERSÃO 2: PRESENTE DE. NATAL
Esse post, como afirmado, foi apagado logo após publicado, e Cinthia colocou outro em suas redes sociais, com algumas alterações no conteúdo: “Presente de Natal: um governador misógino e do tamanho de seu adjetivo. Há um abismo moral e intelectual entre nós, em seu desfavor. Quer transferir seu erro (já apagado das redes sociais) para mim, na tratativa desleal e machista que costuma dar às ‘suas mulheres’ [sic]. Me respeite!!!”