A Marinha do Brasil retomou às 7h desta quinta-feira (26) as buscas pelos desaparecidos após a queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Tocantins e Maranhão. Até o momento, 11 pessoas ainda são procuradas.
As equipes de busca resgataram na tarde de quarta-feira (25) mais dois corpos de vítimas e o número de mortes subiu para 6 pessoas. Após isso, as buscas haviam sido interrompidas na parte da noite.
Segundo a Marinha, inicialmente, às 6h, a Usina Hidrelétrica de Estreito passou a reduzir a vazão de água da represa. Em seguida, novas análises da água serão realizadas para detectar agentes nocivos aos mergulhadores e serão retomadas as buscas pela localização dos veículos submersos através do “SideScan Sonar”.
Os mergulhos estão previstos para serem reiniciados às 8h.
O efetivo da Marinha está em 52 militares, além de 20 que participam remotamente em Belém (PA) no planejamento e na logística da operação. Os Corpos de Bombeiros Militares do Maranhão, Pará e Tocantins também atuam trabalhando em conjunto com a Marinha nas buscas no local do acidente. Não há previsão de encerramento dessas atividades.Play Video
Na terça-feira (24), a Polícia Federal iniciou uma investigação para apurar as responsabilidades pela queda da ponte. As diligências são conduzidas pelas superintendências da PF no Maranhão e no Tocantins, com ajuda da perícia.
As seis mortes já confirmadas foram:
- Anisio Padilha Soares, 43 anos;
- Silvana dos Santos Rocha Soares, 53 anos;
- Lorena Rodrigues Ribeiro, 25 anos;
- Lorrane Cidronio de Jesus, 11 anos;
- Kecio Francisco Santos Lopes, 42 anos;
- Andreia Maria de Sousa, 45 anos.
Veja a lista das 11 pessoas que seguem desaparecidas:
- Beroaldo dos Santos, 51 anos
- Alessandra do Socorro Ribeiro, 50 anos
- Salmon Alves Santos, 65 anos
- Felipe Giuvannuci Ribeiro, 10 anos
- Cássia de Sousa Tavares, 34 anos
- Cecília Tavares Rodrigues, 3 anos
- Marçon Gley Ferreira
- Osmarina da Silva Carvalho, 48 anos
- Gessimar Ferreira, 38 anos
- Ailson Gomes Carneiro, 57 anos
- Elisangela Santos das Chagas, 50 anos
O único resgatado com vida, até o momento, foi Jairo Silva Rodrigues, de 36 anos. Ele foi encontrado por populares com uma fratura na perna e levado ao Hospital Estreito, no Maranhão.
Desabamento
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga a cidade de Aguiarnópolis, no Tocantins, e a cidade de Estreito, no Maranhão, caiu na tarde deste último domingo (22), na rodovia BR-226 (TO), sobre o Rio Tocantins.
Três caminhões que transportavam 22 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico, um produto químico corrosivo, caíram no rio.
A contaminação do rio é investigada pelo Ministério Público Federal (MPF). As causas do acidente são investigadas pelas autoridades.