Para aproveitar as férias escolares da criançada, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) promoveu, na manhã desta terça-feira, 17, ações educativas com os filhos dos servidores que trabalham na sede da pasta.
Orientações de trânsito para garantir a segurança dos pequenos e semáforo do toque para prevenir o abuso sexual foram temas abordados de forma lúdica, além de muitas brincadeiras com jogos, música e atividades de colorir.
A preceptora de residência em saúde coletiva que atua no setor de causas externas da Semus Lauriane Moreira explica que esses temas devem ser abordados desde a mais tenra idade.
“São áreas e situações que as crianças vão conviver para o resto da vida e quanto mais cedo elas souberem diferenciar o certo e o errado, será melhor para elas. O autoconhecimento é o primeiro passo para prevenir violência, e saber as regras e os deveres no trânsito é fundamental para evitar acidentes”.
A Clarice Santos Oliveira tem oito anos e adorou participar das atividades.
Além de conhecer e socializar com outras crianças, ela aprendeu sobre a utilização correta da faixa de pedestre, a fazer o sinal de vida e também sobre a proteção do seu corpo, quais são as partes proibidas ao toque, quais deve ter uma atenção e um cuidado a mais.
“As partes proibidas recebem a cor vermelha, as que precisamos ficar atentas são amarelas e as verdes podem ser tocadas. Tipo, a boca é vermelha, a bochecha é amarela e a cabeça verde”, explicou o conhecimento adquirido.