Brasília se lançou oficialmente como candidata para sediar a partida final da próxima edição da Copa Libertadores da América, em 2025. A capital federal quer que o evento seja realizado no Estádio Nacional Mané Garrincha.
Segundo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a candidatura tem a simpatia da Confederação Brasileira de Futebol. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, já teria, inclusive, formalizado o desejo de Brasília à Conmebol.
O governo do DF confia nas credenciais favoráveis à candidatura, como a localização central da cidade no país e a boa estrutura aeroportuária.
Além disso, o Mané Garrincha possui capacidade estimada em quase 70 mil espectadores. É considerado o terceiro maior estádio do Brasil, atrás apenas do Maracanã, no Rio de Janeiro, e do Morumbis, em São Paulo.
Caso Brasília receba o aval da Conmebol, o Brasil receberia pela terceira vez a final da Libertadores desde que o torneio passou a adotar final única. Em 2020 e 2023, a final foi no Maracanã.
Para a próxima edição da Libertadores, o Brasil tem oito times classificados. Botafogo (atual campeão do torneio), Flamengo (campeão da Copa do Brasil), Palmeiras, Fortaleza, Internacional e São Paulo já estão garantidos na fase de grupos. Já Corinthians e Bahia vão disputar a pré-Libertadores.