‘Grandes Bandas, Grandes Temas’, esse foi o nome do concerto realizado pela Orquestra Buriti e o Corpo Musical da Polícia Militar do Tocantins na terça-feira, 10. As bandas se reuniram e apresentaram o melhor da música instrumental, passando por diversos ritmos e gêneros musicais. O evento faz parte da ‘Mostra Artística’, uma realização do Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Palmas (FCP).
O concerto foi realizado no Comando Geral da PM-TO e reuniu um público solidário, que fez a doação de alimentos não perecíveis para comparecer ao evento. O maestro da Orquestra Buriti, Thiago Carmo Oliveira, falou sobre a ideia de reunir as duas bandas. “Sinto uma alegria muito grande, eu sempre tive grandes exemplos no Corpo Musical da PM-TO, inclusive alguns integrantes fazem parte da Orquestra Buriti. Conheci grandes amigos e professores que fizeram e fazem parte da minha carreira musical. Estou muito feliz por estarmos celebrando essa noite juntos”, disse.
A Orquestra Buriti
Criada em 2006 pelo maestro Thiago Carmo Oliveira, a Orquestra Buriti é uma Big Band composta por músicos profissionais de Palmas, voltada para o repertório de música brasileira, entre outros estilos, com arranjos especiais para sua formação instrumental. O grupo já participou de eventos culturais em Palmas, como o Banco do Brasil Cultural, concertos no Theatro Fernanda Montenegro e espetáculos de Natal, contribuindo para a cena cultural da cidade. A Big Band deu uma pausa em 2014 e retomou suas atividades no segundo semestre de 2024, contando com a parceria da FCP.
A secretária executiva da FCP, Euzeni Pedroso, esteve presente no evento e elogiou o retorno da Orquestra Buriti. ‘Essa é uma parceria muito bonita, de grande qualidade. O professor Thiago retornou dando continuidade a um trabalho belíssimo, trazendo para Palmas tudo aquilo que a gente precisa: ampliar os horizontes da cultura na nossa cidade”, disse.
Sobre a Banda da PMTO
O Corpo Musical da Polícia Militar do Tocantins foi criado em 1989 e é composto por 46 músicos sob o comando do mestre tenente Edson Monteiro da Silva. A banda destaca-se pelo compromisso cultural e social. Após retomar suas atividades musicais no Quartel do Comando Geral em 2002, a banda passou a ser requisitada para eventos municipais, estaduais e apresentações em cidades vizinhas, com repertório diversificado e de alta qualidade. Durante o Natal, realiza a ‘Tocata Natalina’, levando música a repartições públicas, privadas e escolas. Com foco inclusivo, atende toda a comunidade, especialmente crianças e adolescentes, e planeja futuramente oferecer aulas de música para alunos de escolas municipais e estaduais.
Texto: Ascom FCP