A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), por meio da Escola Superior de Polícia (Espol), promoveu na manhã desta terça-feira, 10, mais uma edição do workshop “Café com Segurança”.
Com o tema “Vamos conversar sobre assédio moral?”, o evento aconteceu no auditório da Espol, em Palmas, e foi voltado para policiais civis e servidores administrativos da SSP.
A palestra foi conduzida pela juíza do Trabalho da 10ª Região, Suzidarly Ribeiro Teixeira Fernandes, e mediada pelo corregedor-geral da Segurança Pública, Wanderson Chaves de Queiroz.
A proposta do evento é criar um espaço para discussões essenciais, promovendo a reflexão e o aprimoramento das práticas profissionais, o que contribui para um ambiente de trabalho mais respeitoso e colaborativo, como explica a diretora da Espol, Heloísa Helena Freire Godinho.
“Desde 2022 este evento faz parte do calendário anual de ações da Espol, e é fundamental promover iniciativas como esta, que abrem espaços para discussões enriquecedoras. Acreditamos que ações desse tipo, que estimulam a reflexão, são essenciais para o aprimoramento contínuo dos nossos servidores e para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e respeitoso”, explica.
O secretário Wlademir Mota Oliveira destacou a importância da ação para o bem-estar dos servidores.
“É fundamental que os ambientes institucionais sejam acolhedores, criando condições para que os servidores sintam prazer em trabalhar e se sintam valorizados em seu dia a dia. O evento de hoje cumpre um papel essencial nesse processo, proporcionando momentos de reflexão que impactam não apenas o ambiente profissional, mas também o convívio pessoal dos servidores”, afirma.
O workshop tem o objetivo promover a conscientização e estimular o debate sobre um tema de grande importância no ambiente de trabalho, buscando melhorar a saúde mental e o bem-estar dos servidores.
“Vamos conversar sobre assédio moral?”
Durante a palestra, a juíza Suzidarly destacou os impactos do assédio moral no ambiente de trabalho, como o comprometimento da saúde mental e do desempenho profissional, além de ressaltar a importância de uma cultura de respeito e acolhimento.
“É fundamental que, aos poucos, possamos mudar a cultura do assédio no ambiente de trabalho, criando espaços onde o respeito seja a base das relações profissionais. Para isso, é essencial mantermos a esperança de dias melhores, com ações de prevenção e mudanças efetivas que promovam respeito mútuo entre todos”, pontua.
O corregedor-geral da Segurança Pública, Wanderson Chaves de Queiroz, foi responsável pela mediação da palestra e explicou como a Secretaria conduz os trâmites em situações como essa e reforçando que “as situações de assédio ou conflitos são tratadas com seriedade, seguindo os protocolos estabelecidos e assegurando que todos os envolvidos sejam ouvidos de maneira justa e imparcial”.
O evento foi aberto para debates e reflexões, proporcionando aos servidores a oportunidade de expor situações vivenciadas no ambiente de trabalho, além de apontar possíveis mudanças necessárias.
O espaço foi fundamental para a troca de experiências, permitindo que os participantes discutissem formas de aprimorar a convivência profissional e fortalecer um ambiente de respeito e colaboração, alinhado aos objetivos de desenvolvimento contínuo da instituição.
Café com Segurança
O “Café com Segurança” é um projeto instituído em 2022 pela Superintendência de Segurança Integrada (SSI/SSP), com o objetivo de criar uma plataforma de aprendizado e troca de experiências entre os servidores da Polícia Civil, Polícia Científica e outras entidades da SSP/TO.
Além de abordar temas técnicos, o evento também busca promover o desenvolvimento pessoal e social dos participantes.
A Espol tem como objetivo promover a integração e o aprimoramento técnico e ético dos servidores de segurança pública do estado, com foco no ser humano e no fortalecimento das instituições.
O workshop reforça o compromisso da SSP com a saúde mental e o bem-estar dos profissionais da segurança pública, criando um espaço de reflexão e ação para o desenvolvimento contínuo das forças de segurança do Tocantins.