A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) sabatina, nesta terça-feira (10), os nomes indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para diretorias do Banco Central (BC). A sessão deve iniciar às 9h.
São esses os nomes: Izabela Correa é indicada para a vaga de Carolina de Assis Barros (diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta); Gilneu Vivan, para vaga de Otávio Damaso (diretoria de Regulação) e Nilton David na vaga de Gabriel Galípolo (diretoria de Política Monetária).
Ao serem aprovados na comissão, os nomes estão prontos para serem votados no plenário da Casa. Cada um precisa conquistar ao menos 41 votos para serem aprovados para os cargos no BC.
Vale destacar que o Congresso Nacional entra em recesso em 22 de dezembro. Ou seja, os parlamentares devem fazer um esforço se quiserem aprovar os nomes ainda este ano.
Um problema para a aprovação, no entanto, é o imbróglio envolvendo as regras para liberação de emendas parlamentares, que pode emperrar o avanço de pautas no Congresso.Play Video
Os parlamentares têm demonstrado resistência para pautar projetos, após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino de manter as regras determinadas pelo Tribunal.
Os congressistas preferem que as emendas sejam pagas sem as novas regras impostas pelo STF.
Conheça os indicados
Izabela Moreira Correa é servidora do BC desde 2006 e a atual secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União.
Foi pesquisadora de pós-doutorado na Escola de Governo da Universidade de Oxford e possui doutorado em Governo pela London School of Economics and Political Science (2017).
É mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduada em administração pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.
Gilneu Francisco Astolfi Vivan é servidor do BC desde 1994, atualmente é chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor).
Mestre e bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Até o início de 2024, atuou como chefe do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro Nacional.
Também representou o Brasil em diversos grupos internacionais, tais como Analytical Group on Vulnerabilities, do Financial Stability Board, responsável por avaliar as ameaças ao sistema financeiro mundial.
Nilton José Schneider David atualmente é chefe de Operações Tesouraria do Banco Bradesco. Tem grande experiência no mercado financeiro, tendo trabalhado em diversas instituições no Brasil e no exterior.
É graduado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia Politécnica da Universidade de São Paulo – USP.