As tensões se elevaram entre duas das maiores estrelas da NBA no domingo (10), quando Jaylen Brown chamou Giannis Antetokounmpo de “criança” após o ala do Milwaukee Bucks lhe oferecer um falso aperto de mão durante a vitória de virada do Boston Celtics.
A controvérsia começou no início do segundo quarto quando Antetokounmpo acertou Brown no rosto com uma cotovelada, recebendo uma falta ofensiva. Enquanto os dois jogadores caminhavam de volta pela quadra, o duas vezes MVP da NBA estendeu sua mão, aparentemente como um pedido de desculpas ao seu oponente, mas a retirou no último momento e passou pelo próprio cabelo.
Rindo e sorrindo, Antetokounmpo ofereceu outro aperto de mão, mas desta vez Brown recusou, balançando a cabeça.
“Giannis é uma criança”, disse Brown à NBC Sports Boston após o jogo. “Estou apenas focado em ajudar meu time a conseguir uma vitória, e foi isso que fizemos hoje à noite.”Play Video
O armador dos Celtics continuou demonstrando suas frustrações em quadra, e no quarto período foi marcado com uma falta flagrante contra Antetokounmpo quando o desafiou no ar enquanto ele ia para a cesta. Brown depois disse que a falta não estava relacionada ao incidente anterior.
Antetokounmpo se pronuncia
Em uma entrevista pós-jogo, Antetokounmpo pareceu surpreso que Brown tivesse se ofendido tanto com o gesto. “Obviamente, é uma brincadeira”, disse ele aos repórteres.
“Estamos jogando basquete, mas ao mesmo tempo, você precisa se divertir enquanto joga. Acho que ele é um jogador incrível. Ele faz tudo que pode para ajudar seu time a vencer. Um jogador extremamente competitivo. Já jogamos um contra o outro muitas vezes.”
“Acho que sempre brincamos durante o fluxo do jogo. É algo que faço com meus filhos. Eu brinco. Às vezes digo: ‘h, me dá um high five (aperto de mão). Opa, você é muito lento.’ Eu apenas fiz isso. Eu me diverti. Foi divertido”, continuou.
“Se me chamam de criança, que seja. Se eu tiver outra oportunidade, farei de novo”, concluiu.
O jogo
Os companheiros de equipe de Antetokounmpo podem não querer que ele repita suas travessuras, dado o que aconteceu após o desprezo no domingo. Os Celtics estavam perdendo por 42 a 32 antes do falso aperto de mão, mas depois do incidente superaram os Bucks por 81 a 65 para vencer por 113 a 107.
Antetokounmpo foi o maior pontuador do jogo com 43 pontos, além de 13 rebotes e cinco assistências. Mas Brown canalizou sua frustração em uma excelente performance defensiva em seu retorno após quatro jogos fora por lesão, limitando Damian Lillard a 14 pontos em 4 de 15 arremessos de quadra. Lillard havia marcado 20 ou mais pontos em nove de seus últimos 11 jogos na arena Fiserv Forum. Os dois jogos em que ele não atingiu a marca foram contra os Celtics.
Jayson Tatum brilhou no ataque de Boston, conseguindo 31 pontos, 12 rebotes e seis assistências. Os Celtics agora estão com 9-2 na temporada, em forte contraste com o recorde de 2-8 do Milwaukee, seu pior início após 10 jogos em mais de uma década.